Siga o OTD

Tóquio 2020

Macris volta a jogar após lesão e Zé Roberto exalta dedicação

Com apenas um treino após a lesão, Macris volta à quadra e Zé Roberto elogia dedicação dela e trabalho do fisio

Macris - Zé Roberto
(Divulgação/FIVB)

Na semana passada, no terceiro jogo da fase de grupos do vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil tomou um grande susto, quando a levantadora Macris sofreu uma lesão no tornozelo. Felizmente, as imagens foram mais fortes do que o ocorrido em si, mas a atleta ficou de fora dos jogos seguintes, se tornando dúvida para Zé Roberto Guimarães para o restante da competição. Mas, nesta quarta-feira (4), nas quartas de final diante da Rússia, Macris voltou a entrar em quadra e exaltou o momento e o esforço médico para que seu retorno fosse possível.

“Estou muito feliz e muito grata. Quando eu me machuquei, eu tinha fé que ia voltar, só que não esperava talvez que eu fosse voltar tão rápido e nas condições que eu consegui de dor e estar bem, me sentindo bem fisicamente. Então é incrível poder estar aqui com esse grupo, com essa energia, com todo mundo trabalhando junto e dando o seu melhor. É muita alegria e muita gratidão por todo trabalho que o Fernandinho, fisio, fez para que eu conseguisse voltar. Eu estou bem, claro que tenho dor, mas está progredindo”, contou Macris após o jogo.

+Tudo sobre o vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A recuperação é ainda mais impressionante, já que Macris fez apenas um treino antes do jogo desta quarta e, sequer, havia pulado para bloquear. “Até ontem eu não tinha sacado em bloqueio ainda em treino. Ontem eu fiz o primeiro treino com mais coletivo. É realmente incrível essa progressão da melhora dia a dia. Mas eu não sabia o que ia acontecer, porque, por mais que a lesão esteja melhorando e a dor também está bem controlada, a força no pé – e eu faço muito salto em um pé só – algumas coisas dão diferença nos detalhes do levantamento. Então eu ainda estava sentindo uma certa insegurança em alguns movimentos. Mas confiei que o que tiver que ser vai ser, vou me entregar de alma e coração e vamos embora, porque vai dar certo”.

Processo de recupeção

O retorno de Macris, no entanto, só foi possível pelo grande trabalho executado pelo Fernandinho, o fisioterapeuta da seleção. A levantadora contou como foi todo o processo de recuperação e a importância dele e da equipe de Zé Roberto Guimarães nisso tudo.

“Quando eu tive a lesão, ele teve um trabalho em não deixar que o edema se acumulasse no meu tornozelo. Logo a gente chegou lá na Vila, pós torção, ele já fez o tratamento. Fez uma drenagem para empurrar e tirar o edema e tirar. Isso doeu de uma maneira, que doeu mais que a torção. Mas era muito importante que isso fosse feito. Dia após dia fazendo tratamento com a parte de gelo, os outros aparelhos também… Nesse primeiro dia a gente tratou quando chegou. Quatro da manhã a gente foi de novo. Oito e pouco fui fazer ressonância. Depois voltamos para fisio e voltamos à noite. Então a gente foi dormir a maioria dos dias umas duas, três horas da manhã”, contou.

Trabalho de excelência

E claro que quem também agradeceu foi Zé Roberto Guimarães. O técnico começou o jogo com Roberta entre as titulares, mas pôde contar com a qualidade de Macris no decorrer da partida. “Algum tempo atrás eu falei para ela: olha, você merece. Por tudo que você se cuidou, esse é o seu momento. Tomara que dê tudo certo, você se preparou para esse momento. Então quando ela torce o pé e fica fora, eu fiquei muito triste também por isso. Então agradeci muito o trabalho do Fernando. Vocês não imaginam o quanto ele se dedicou, o que ele fez e o que a Macris fez para essa recuperação. Eu estava muito preocupado, porque ela não tinha saltado para bloquear, tinha saltado só para levantar. Ela ainda está com o pé roxo… Mas está tudo bem e ela teve uma recuperação excepcional, porque é muito concentrada”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“[O Fernando] foi essencial. Nossa, eu não tenho nem o que falar, porque ele realmente foi uma peça chave para que tudo isso desse certo. Todo o trabalho que ele fez… Foi minha primeira lesão da carreira. Nunca tinha me lesionado dessa maneira, mas em nenhum momento eu pensei que tinha acabado para mim. Eu tinha certeza que ia dar certo, por mais dor que eu estivesse sentindo. Então é muita gratidão realmente ao Fê, a todas as meninas, a tudo que elas proporcionaram na minha ausência ali. Todas se uniram, jogaram juntas e eu ali de longe ficava desesperada na vila no jogo que eu não pude ir. Elas iam me dar abraço, energia, eu tentando dar energia também. E é isso. Todo mundo junto, fez toda a diferença. O importante é que todo esforço valeu a pena”, concluiu Macris.

Mais em Tóquio 2020