Siga o OTD

Tóquio 2020

Na estreia do skate park, Dora Varella é 7ª e Yndiara Asp a 8ª colocada

Final é dominada pelas japonesas, que levam ouro e prata; o bronze ficou com a britânica Sky Brown

Yndiara Asp jogos olímpicos de tóquio skate park
Yndiara Asp na final do skate park feminino (Miriam Jeske/COB)

De Tóquio – Após uma semana de calmaria, o skate voltou com tudo aos Jogos Olímpicos de Tóquio. A modalidade park invadiu o Parque de Esportes Urbanos de Ariake e três brasileiras estiveram em ação. Debaixo de um sol violento, Dora Varella e Yndiara Asp conseguiram a classificação para a final, terminando na 7ª e 8ª posição, respectivamente. Já Isadora Pacheco ficou pelo caminho ainda na classificatória.

Na finalíssima do skate park feminino apenas as oito melhores skatistas entre as 20 participantes competiram pelo pódio, que foi dominado pelo Japão. Sakura Yosozumi ficou com o ouro, Kokona Hiraki com a prata e Sky Brown, da Grã-Bretanha, com o bronze.

A melhor do mundo, Misugu Okamoto, errou demais na final e ficou de fora do pódio. No fim, ela desabou em lágrimas e foi amparada pelas demais skatistas. Um grande abraço coletivo que encerrou o skate park feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

+ Confira o guia olímpico do OTD!

Final

Dora Varella abriu a final com 40.42, sua melhor nota na final, já que depois não conseguiu mais repetir o mesmo desempenho. Quase que na última volta, Dora Varella conseguiu melhorar, mas arriscou demais e acabou caindo. Ela terminou a final do skate park feminino na 7ª posição.

Por sua vez, Yndiara Asp também teve sua melhor nota na primeira tentativa, um 37.34. Depois vieram duas quedas em sequência, ela não conseguiu melhorar sua nota e terminou na oitava posição.

As japonesas Sakura Yosozumi e Kokona Hiraki logo saíram na frente. Sakura fez um impressionante 60.09 e pulou na liderança logo na primeira volta. Kokona não ficou muito atrás e fez 59.04 em sua segunda tentativa. Sky Brown levantou a galera em sua última volta e fez 56.47.

Pressionada Misugu Okamoto, líder do ranking mundial, foi para a última volta precisando superar Sky Brown. Ela começou com tudo, mas errou na última manobra e terminou no quarto lugar.

Dora Varella skate park jogos olímpicos de Tóquio
(Miriam Jeske/COB)

Classificatória

Antes das oito melhores disputarem a final do skate park feminino, 20 atletas tiveram três voltas de 45 segundos cada, sendo que a maior nota dentre as três foi usada para a classificação.

A primeira a entrar na pista foi Dora Varella. A skatista fez uma primeira volta para entrar no clima e tirou 31.53 de nota. Na sequência, daí sim, Dora Varella botou para quebrar, encaixou boas manobras e com muita fluidez fez 41.59 e subiu na classificação geral. Sua terceira e última volta foi descartada (13.86).

isadora pacheco jogos olímpicos de tóquio skate park
(Miriam Jeske/COB)

Depois foi a vez de Yndiara Asp invadir a pista do Parque de Esportes Urbanos de Ariake. Logo de cara, ela botou para baixo e fez uma tremenda nota: 43.23. Sua segunda tentativa começou com um queda e a volta foi logo descartada: 6.64.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A última brasileira do skate park a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi Isadora Pacheco. Em sua primeira tentativa, ela fez 36.71. A segunda volta foi descartada após um tombo e nota de 2.13. No tudo ou nada, Isadora Pacheco fez sua melhor nota, um 37.08, mas insuficiente para avançar à final.

Skate Park feminino jogos olímpicos de tóquio
(Reprodução/tokyo2020.org)

Mais em Tóquio 2020