Siga o OTD

Tóquio 2020

Jaqueline Ferreira levanta 215kg e fecha participação em Tóquio em 12º

Jaqueline Ferreira consegue levantar 215kg e fecha participação em Tóquio na 12ª colocação

(Wander Roberto/COB)

Jaqueline Ferreira levanta 215kg e fecha participação em Tóquio em 12º

Representante brasileira no levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Jaqueline Ferreira realizou a sua prova na madrugada desta segunda-feira (2) na capital japonesa. Integrando o Grupo B da competição, a pesista, que disputa a categoria até 87kg, acumulou 215 kg e ficou na quarta colocação em sua chave. Na classificação geral a brasileira foi a 12ª colocada.

+ Confira um guia completo sobre a disputa do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Jaqueline Ferreira começou na competição na prova de arranco e não teve um início positivo ao falhar na tentativa de levantar 95kg. No entanto, a pesista brasileira reagiu bem na prova e converteu as duas próximas tentativas, completando o de 95kg e também a de 100kg, finalizando a primeira metade de sua prova na terceira colocação do Grupo B.

Jaqueline Ferreira fechou a disputa na quarta colocação do Grupo A (Wander Roberto/COB)

Na sequência, Jaqueline Ferreira foi para a prova de arremesso e começou muito bem, convertendo a sua primeira tentativa, levantando 115 kg. No entanto, a brasileira não conseguiu completar as duas tentativas na sequência de levantar 124 kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com os resultados nas duas provas, Jaqueline Ferreira finalizou a disputa do grupo B com um total de 215 kg levantados nos dois eventos e finalizou a chave na quarta colocação da chave. A posição final da atleta brasileira será conhecida apenas após a disputa do Grupo A.

A atleta avaliou a sua participação na competição. “Faltou na preparação. Estou vindo de uma lesão que prejudicou muito meu treino principalmente pra segunda parte do arremesso, como seu pra ver. Eu não tinha feito nenhum peso desse nos treinos. Mas valeu por mais uma experiência olímpica. Muito gratificante representar mais uma vez o Time Brasil, peço desculpas pelo resultado e agradeço demais todo apoio”, declarou a pesista.

tÓQUIO Jaqueline Ferreira levantamento de peso
A pesista brasileira agora aguarda para saber a sua colocação final em Tóquio (Wander Roberto/COB)

“A classificação foi complicada porque por causa da pandemia eles foram mudando critérios e a gente só teve certeza da classificação no último momento. Foi difícil manter o foco. Mas o que faltou mesmo foi treino por causa da lesão. Mas o time veio com o propósito de dar tudo, buscar a melhor colocação, quem está aqui é por tudo ou nada. A gente arrisca nem que seja para ganhar uma posição”, completou Jaqueline Ferreira.

Vale dizer que a disputa de medalha do levantamento de peso é dividida entre dois grupos, sendo que o grupo A conta com as atletas que chegam à disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio com resultados mais sólidos na carreira. Assim, com a quarta colocação no grupo B, a brasileira acabou na 12ª colocação geral, tendo em vista que todas as oito participantes do grupo A desempenharam resultados melhores.

A medalhista de ouro foi a chinesa Zhouyu Wang, que levantou 270 kg, seguida de perto pela equatoriana Tamara Salazar e a Dominicana Crismery Santana, que completaram o pódio.

Mais em Tóquio 2020