Siga o OTD

Tóquio 2020

Martine Grael e Kahena Kunze chegam à medal race no segundo lugar da 49er FX

Campeãs olímpicas obtiveram um 12º, um 2º e um 10º lugares no dia, o suficiente para assumir o 2º lugar antes da regata final; Patrícia Freitas fecha em 10º

Martine Grael e Kahena Kunze - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Robert Scheidt - vela
(Divulgação/World Sailing)

A madrugada desse sábado (31) da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi bem agitada para o Brasil, com ação em cinco classes distintas. O grande destaque, no entanto, ficou com Martine Grael e Kahena Kunze. As atuais campeãs olímpicas concluíram as três regatas finais da 49er FX na primeira colocação e avançaram à Medal Race no segundo lugar. As duas dependem somente de si mesmas para levar o bicampeonato olímpico na Baía de Enoshima, em Tóquio.

Tudo embolado

Assim como ocorreu ontem, a briga na classe 49er FX seguiu acirrada. As regatas 10, 11 e 12 foram disputadas com as brasileiras começando apenas com um 12º lugar. Martine e Kahena viram as principais rivais terminarem em sua frente e foram pressionadas à regata seguinte.

Mostrando porque são as atuais campeãs olímpicas, terminaram a 11ª regata em segundo lugar, tomando assim a vice-liderança geral. Na 12ª e última antes da Medal Race, chegaram a estar em 4º lugar, mas caíram para 10º. Ainda assim, conseguiram o suficiente para se manterem no segundo lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No momento, Martine Grael e Kahena Kunze possuem 70 pontos perdidos, mesma pontuação que as holandesas Annemiek Bekering, que ficam à frente pelo critério de desempate. As holandesas tem um 5º lugar e, por isso, lideram.

Em terceiro vem as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke, com 73 perdidos. As espanholas Tamara Dominguez e Paula Martin possuem 77 pontos perdidos e também estão na briga pela quarta colocação.

A medal race da 49er FX será realizada na madrugada de domingo para segunda-feira (2) no Brasil. Martine Grael e Kahena Kunze terão a chance de se tornar bicampeãs olímpicas na vela. Na Rio 2016, as brasileiras proporcionaram um dos momentos mais épicos apara o Brasil ao arrancar para o ouro na Medal Race.

Protesto

O barco das americanas Maggie Shea e Stephanie Roble tinha terminado no nono lugar, mas acabou eliminado da 11ª regata, o que alterou a classificação geral. As holandesas subiram da 12ª colocação para a 11ª nesta regata e reassumiram a a liderança na classificação geral.

Martine Grael e Kahena Kunze, que estavam na liderança antes da mudança, caíram para o segundo lugar na classificação geral da 49er FX. Só que isso não altera a busca pelo ouro na Medal Race. As brasileiras precisam terminar antes das holandesas para garantirem o bicampeonato na vela.

Patrícia Freitas fica em 10º

Mesmo sem chances de medalha, Patrícia Freitas terminou a Medal Race da classe RS-X na 8ª posição. Com os 16 pontos somados (vale lembrar que na regata das medalhas a pontuação é dobrada), a brasileira fechou a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio na 10ª colocação.

A medalha de ouro ficou com Yunxiu Lu, da China, com 36 pontos perdidos. Charline Picon, da França, teve 38 pontos e levou a prata nos critérios de desempate com a britânica Emma Wilson, que também terminou com 38 pontos perdidos.

Outros resultados

Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino velejaram duas vezes na Nacra 17. Começaram o dia com um bom segundo lugar na 7ª regata, a melhor colocação até aqui. Na sequência, velejaram na 9ª regata e terminaram na

Marco Grael e Gabriel Borges terminaram a 10ª regata da 49er masculina apenas na 19ª colocação. COm 138 pontos perdidos, os brasileiros ocupam a 16ª colocação geral.

Na classe 470, Henrique Haddad e Bruno Benthlen também não foram bem e terminaram as duas regatas em 18º e 19º respectivamente.

Mais em Tóquio 2020