Siga o OTD

Tóquio 2020

Basquete masculino #3: Estados Unidos arrasa Irã e Austrália vence Itália

A Austrália derrotou a Itália por três pontos de diferença, e os Estados Unidos passaram com muita facilidade pelo Irã

Austrália vence a Itália
A seleção australiana venceu a Itália por três pontos de diferença. Foto: fiba.basketball

O basquete masculino no dia 3 teve a seleção dos EUA passando pelo Irã com muita facilidade, e, no grupo B, a Austrália vence a Itália por uma diferença apertada. Confira como foram as partidas dos grupos A e B, além dos próximos encontros entre as seleções.

Grupo A

Na madrugada de terça (27) para quarta (28), Tóquio recebeu a segunda rodada do grupo A no basquete masculino. Na Saitama Super Arena, Estados Unidos e Irã abriram a noite, com vitória dos estadunidenses por 120 a 66. Mais tarde, foi a vez de República Tcheca e França se enfrentarem na outra partida do grupo, que foi vencida pelos franceses com placar final de 97 a 77.

Estados Unidos 120 x 66 Irã

Após perderem na estreia, Estados Unidos e Irã voltaram à quadra em busca da primeira vitória nos Jogos Olímpicos. Com o triunfo por 120 a 66, os EUA seguem vivos na busca de uma vaga na próxima fase.

O principal nome da seleção foi o armador Damian Lillard, que terminou o jogo com 21 pontos, dois rebotes e cinco assistências. Além dele, Devin Booker e Jayson Tatum tiveram boa atuação. No lado iraniano, o destaque ficou para o ala-armador Mohammad Jamshidijafarabadi, que anotou 14 pontos e três assistências.

República Tcheca 77 x 97 França

No outro jogo do grupo, República Tcheca e França entraram em quadra embaladas após vencerem a primeira partida. Com vitória de 97 a 77, os franceses mantiveram o bom momento e garantiram vaga na próxima fase.

O principal nome francês foi o ala Evan Fournier, que terminou o jogo com 21 pontos e 3 assistências. Além dele, Nando De Colo e Vincent Poirier tiveram boa atuação. No lado tcheco, o destaque ficou para Jan Vesely, que anotou 19 pontos, 5 rebotes e 3 assistências.

Após a primeira rodada, a França lidera o grupo A seguido dos Estados Unidos. República Tcheca e Irã ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente.

Próximos jogos do grupo A

  • Irã x França – sexta (30), às 22h00.
  • Estados Unidos x República Tcheca – sábado (31), às 09h00.

Grupo B

O grupo B do basquete masculino entrou em quadra mais uma vez, com dois confrontos. Na noite de terça (27), foi iniciada a partida entre Nigéria e Alemanha. Já na madrugada desta quarta (28), o embate deu-se com as seleções da Itália e da Austrália. A vitória ficou com o time da Alemanha, e a Austrália vence a Itália em uma partida muito combativa – veja abaixo os principais pontuadores das seleções.

Nigéria 92 x 99 Alemanha

As duas esquadras vieram de derrotas na rodada anterior, então a partida teve ares de tudo ou nada. Quem se deu melhor foram os alemães, que saíram na frente em dois quartos do jogo – o terceiro terminou empatado, com as seleções marcando 24 pontos cada uma.

Os pontos germânicos vieram através de Johannes Voigtmann, do CSKA de Moscou, com 19 deles, e ainda agregando ao boxscore mais sete rebotes. Mo Wagner também fez uma boa partida, marcando 17 pontos em 12 minutos, e faturando três rebotes e três roubadas de bola.

A Nigéria contou com a habilidade de Jordan Nwora, do campeão da NBA Milwaukee Bucks, que anotou 33 pontos, sete rebotes e deu duas assistências. O excelente desempenho de Nwora em quadra fez com que a vitória da Alemanha fosse apertada, por uma diferença de apenas sete pontos.

Itália 83 x 86 Austrália

Austrália vence Itália – o segundo confronto do grupo B também teve um placar apertado. Por apenas três pontos, a seleção australiana derrotou a seleção italiana.

As duas ganhadoras deste grupo enfrentaram-se num jogo combativo, com os australianos ganhando apenas um quarto – e dois deles terminaram empatados. A vitoriosa down under teve Jock Landale, do Melbourne United, fazendo 18 pontos, sete rebotes e duas assistências. E Patty Mills e Nick Kay, combinados, anotaram 31 pontos.

Já a Itália contou mais uma vez com Simone Fontecchio dando o tom da pontuação. Ele cravou 22 pontos e quatro rebotes, deixando a segunda colocação em quadra para Nico Mannion, o novato do Golden State Warriors, que teve 21 pontos no jogo, em seus 24 minutos em quadra.

Próximos jogos do grupo B

As quatro equipes jogarão, pelo horário de Brasília, no sábado (31), de madrugada. Confira as próximas partidas do grupo, que terá o confronto entre as duas vencedoras de hoje:

  • Itália x Nigéria: sábado (31), às 1h40
  • Austrália x Alemanha: sábado (31), às 5h20

Por Lucas Ardito e Alice Barbosa

Mais em Tóquio 2020