Siga o OTD

Tóquio 2020

Com facilidade, os Estados Unidos derrotam Irã no basquete masculino

EUA não têm problemas para vencer o Irã e seguir lutando por uma vaga na próxima fase

Com facilidade
Damian Lillard, destaque no último jogo contra o Irã. Foto: fiba.basketball

Na madrugada de quarta, os Estados Unidos se recuperaram da derrota para a França  vencendo o Irã por 120 a 66. Kevin Durant, que teve problemas de faltas na primeira partida, terminou com 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. Damian Lillard liderou os americanos com 21 pontos em 7/13 chutes de 3 pontos. O destaque iraniano foi Hamed Haddadi, ex-Phoenix Suns, com 15 pontos em 5/7 arremessos de quadra. A primeira vitória coloca os americanos no caminho da próxima fase. Já o Irã, precisa de quase um milagre para a classificação. A brasileira Andréia Silva foi a primeira mulher a apitar um jogo do basquete olímpico masculino.

Ao contrário da primeira partida, os EUA não tiveram problemas para derrotar os iranianos. Com Lillard em noite inspirada, a missão ficou mais fácil. 

Nos primeiros 5min de jogo os EUA mostram sua estratégia, chutes de 3 e depois mais chutes de 3 pontos. Cinco dos oito arremessos americanos no começo do jogo foram de fora. Enquanto isso, o Irã confiava nos 2,18m de Hamed Haddadi para iniciar e, muitas vezes, finalizar suas jogadas.

Com uma abundância de arremessos dos 3 pontos, 6-12 no primeiro quarto, ficou claro que, quando a bola cair, o time americano vai dar trabalho, quando ela teimar em entrar, passarão trabalho. Ao final do período inicial os EUA lideram por 28 a 12.

A partir dos 4:11 do primeiro quarto os iranianos pararam nos 12 pontos. Só foram pontuar quando completados pouco menos de 5min de jogo sem colocar uma bola na cesta. Nessa seca, a diferença passou de oito pontos para 15. 

E o primeiro tempo seguiu assim: EUA convertendo chutes de fora, forçando erros ofensivos do Irã, e o time asiático errando demais no ataque. No intervalo o placar era de 60 a 30, em favor dos americanos.

Por algum motivo, o Irã começou o terceiro quarto marcando pressão quadra inteira. Quem acompanha basquete, sabe que é difícil encaixar a marcação pressão contra atletas profissionais. Antes da metade do período a diferença era de 40 pontos. Aos 4:26, os EUA chegaram aos 77 pontos, um a mais do que durante a partida inteira contra a França.

O período final serviu apenas para completar a partida. Foi uma vitória tranquila do começo ao fim. Os EUA voltam para a quadra no dia 31 de Julho, às 9h, horário de Brasília, encarando a República Tcheca. Já o Irã encara a França, às 22h do dia 30.

Por Rubens Borges.

Mais em Tóquio 2020