Siga o OTD

Tóquio 2020

Alison e Álvaro perdem e Brasil fica fora do pódio pela 1ª. vez no vôlei de praia

Alison e Alvaro Filho perdem para dupla da Letônia e o Brasil fica sem medalha no vôlei de praia pela primeira vez nos Jogos Olímpicos

Vôlei de praia Alison e Álvaro Filho Tóquio
(Wander Ribeiro/COB)

Tóquio – Triste fim! Pela primeira vez na história do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos, o Brasil não está no pódio. A dupla Alison e Álvaro foi a que foi mais longe em Tóquio 2020. Nas quartas de final, enfrentou os letãs Plavins e Tocs e acabaram com o revés por 2 sets a 0 (21 a 16 e 21 a 19).

“É chato perder. Nós queríamos muito ganhar. A Letônia mereceu a vitória. Eles não erraram saque, jogaram bem, tentamos corrigir nosso jogo, mas às vezes não deu certo. Amei estar aqui, foi um dos melhores sentimentos da minha vida. Quero trabalhar duro para tentar ir para outros Jogos,” comentou Álvaro.

“É difícil falar. O saque deles foi perfeito hoje, eles não erraram. Eu não fui consistente. O sentimento é ruim. O vôlei de praia é o mundo, não mais Brasil e Estados Unidos ganhando apenas. O momento do vôlei de praia é esse,” completou Alison.

O jogo

No começo do jogo, Alison e Álvaro Filho mantiveram uma vantagem no marcador logo nos primeiros pontos, por conta de um ponto de bloqueio. Entretanto, aos poucos a dupla da Letônia entrou no duelo, e conseguiu a igualdade em um ace, fazendo 7 a 7. 

Na sequência, mais uma vez, o Brasil cresceu no jogo e com mais um bloqueio e Alison fez 11 a 9. Em seguida, o time brasileiro se perdeu. Perdendo quatro ataques seguidos, a Letônia colocou vantagem no placar e ditou o ritmo para fechar a parcial em 21 a 16.

Na segunda parcial, o Brasil saiu na frente, mas a equipe letã buscou o placar, que ficou na igualdade e disputado apenas no início. Os brasileiros erravam e os adversários se aproveitavam das brechas. A diferença chegou a aumentar para quatro pontos, Alison e Álvaro diminuíram a intensidade, até buscaram reação no final com Mamute acertando dois pontos seguidos, mas insuficiente para mudar o revés 21 a 19 e o placar de 2 a 0.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“A gente desconcentrou, sabemos o que erramos. O Álvaro falou que poderia ter ajudado, eu também. A gente não vai aqui falar que um jogou mal ou outro. Nosso time não jogou bem. A gente teve a bola para fazer 11/9 no primeiro set, a gente errou e depois ficou 14/10, uma descontração nossa e acabou acontecendo. Quem acaba errando mais acaba perdendo. E é uma pena, mas isso não apaga nossa história, nossa trajetória, nossa humildade, como jogamos, como nós evoluímos e fica um legado, um legado para o Álvaro de tudo que eu aprendi, de tudo que nós passamos. Ele tem 30 anos, mais um ou dois ciclos pela frente e espero que o Brasil volte ao topo mais pra frente,” falou Alison sobre o jogo.

CAMPANHA

Essa é a primeira vez que o vôlei de praia do Brasil não está no pódio dos Jogos Olímpicos, desde que está no programa em 1996. No masculino, desde 2000 disputa sempre a final da modalidade. Já o feminino, a última vez que não teve medalha foi em 2004. Ou seja, no masculino e no feminino as campanhas do Brasil sempre renderam pódio e medalhas.

Mais em Tóquio 2020