Siga o OTD

Tóquio 2020

Nathalie Moellhausen começa briga pela medalha olímpica a partir desta sexta

Confiante em seu momento físico e técnico, a esgrimista é uma das esperanças de medalhas para o Brasil

nathalie moellhausen copa do mundo de espada

Confiança, serenidade, calma e paciência. Essas são algumas das palavras usadas por Nathalie Moellhausen, campeã mundial de espada na esgrima, para descrever esses últimos momentos que antecedem sua estreia na Olimpíada de Tóquio. A brasileira vai para a pista na noite desta sexta-feira (23), a partir de 21h (horário de Brasília), no Makuhari Messe Mall. Candidata a medalha, a esgrimista, que se considera em seu melhor momento físico e técnico, conta com a torcida do Brasil como impulso em seus combates e quer usar sua participação para inspirar todos os brasileiros.

Para chegar a este momento, às vésperas da estreia, a atleta da esgrima passou por diversos períodos de treinamento e dedicação intensiva. A preparação, segundo ela, é feita “no dia a dia e em cada momento”. Foi com esse pensamento que ela encarou todos os treinos nos últimos três meses, como uma competição. “Isso me pediu uma extrema concentração”, conta.

+ Segue no insta: confira lista com as redes sociais de TODOS os atletas brasileiros

E é justamente essa concentração sua principal aliada. Mentalmente, Nathalie se descreve como serena e confiante. Em sua rotina, a ordem é encarar cada instante como uma prova para treinar a calma, acalmar os nervos e trabalhar a paciência e a respiração.

Nathalie Moellhausen
Ótimo momento na carreira coloca Nathalie Moellhausen como uma postulante a medalha (Divulgação)

“As cinco horas de espera na chegada ao aeroporto de Tóquio foram uma oportunidade de treino mental para mim. Na minha competição, vai ter muita espera entre cada combate. São cinco combates em 12 horas e estes períodos mortos entre um e outro acabam sendo determinantes na maneira de abordar o combate seguinte”, projeta a esgrimista.

+ ‘Medalha é consequência de me manter no momento presente’, diz Moellhausen

A estratégia de trabalhar sua paciência no dia a dia também tem um porquê: quando ela entra na pista, tudo fica de lado. O foco é total, seja nos momentos de treino, seja nos combates. Até porque, fisicamente e tecnicamente, Nathalie está em ótima forma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“A estratégia das adversárias já foi trabalhada na Europa, então agora é só praticar e afinar. E, no dia, adaptar meu jogo e técnicas em função da temática que terei em frente para resolver. Para mim é, sem dúvida, o melhor momento físico e técnico. Espero expressar toda essa energia que sinto no sábado”, comemora a atleta.

Nathalie Moellhausen esgrima Tóquio
Nathalie Moellhausen estreia nesta sexta em Tóquio (Divulgação)

Antes mesmo de pisar na Vila Olímpica, os atletas já sabiam que o clima seria diferente. Em plena pandemia da Covid-19, a rotina precisa ser acompanhada de máscara, testes e outros protocolos de prevenção. Mas o país-sede, segundo Nathalie, é o ideal para uma competição nestes moldes.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“É uma Olimpíada totalmente diferente, estamos sendo parte de um momento histórico importante. Gosto muito da cultura japonesa e a organização desta edição é o reflexo dessa cultura. Está tudo super organizado, bem combinado. Isso me dá muita tranquilidade, muita serenidade”, explica a competidora da esgrima.

Mais em Tóquio 2020