Siga o OTD

Tóquio 2020

Após liberação de última hora, Nathasha Rosa estreia em Tóquio nesta sexta

Liberada pela Corte Arbitral, Nathasha Rosa estreia em Tóquio na noite desta sexta-feira no levantamento de peso

A pesista Nathasha Rosa será a primeira brasileira do levantamento de peso a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, já nesta sexta-feira (23). Ela participará da prova de 49kg feminino e terá a oportunidade de participar pela primeira vez de uma Olimpíada. A disputa começa às 21h50 (horário de Brasília), no Fórum Internacional de Tóquio.

A brasileira está no grupo B da categoria, com peso de entrada de 180kg. Loa Dika Toua (PNG), Marie Ranaivosoa (MRI), Beatriz Calendario (DOM), Kristina Sobol (ROC) e Ludia Montero Ramos (CUB) também estão no grupo B. O grupo A, conta com Anais Michel (FRA), Wan-Ling Fang (TPE), Nina Sterckx (BEL), Windy Cantika Aisah (INA), Jourdan Delacruz (USA), Hiromi Miyake (JPN), Chanu Saikhom Mirabai (IND) e a recordista mundial Zhihui Hou (CHN).

+ Segue no insta: confira lista com as redes sociais de TODOS os atletas brasileiros

Nathasha conseguiu a sua liberação para disputar os Jogos Olímpicos há poucos dias. A atleta foi liberada pela Divisão Antidopagem da Corte Arbitral do Esporte (CAS) para competir em Tóquio após ter dois resultados analíticos adversos, sendo um colhido fora do período de competições e outro durante o Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Santo Domingo, na República Dominicana. Mas, foi considerada elegível novamente depois de um mês pela Agência Mundial de Testagem (ITA). Com isso, a pesista foi inscrita nos Jogos, já que havia conseguido posicionamento no ranking olímpico para participar da competição.

Nathasha Rosa  levantamento de peso Tóquio Jogos Olímpicos
Nathasha Rosa está liberada para a disputa dos Jogos de Tóquio (Divulgação)

Nesta semana, Nathasha Rosa foi julgada e os árbitros responsáveis pela decisão consideraram que a substância hidroclorotiazida e o metabólito clorominofenamida, encontrados nos suplemento que a atleta consumia, foram resultado de provável contaminação. Com isso, ela recebeu uma punição reduzida, de apenas um mês, já cumprida, por não ter preenchido o documento com a listagem de suplementos que consumia naquela época, sendo liberada pelo CAS para competir.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A atleta está em Tóquio desde o fim de semana. Segundo o técnico Dragos Stanica, a atleta está confiante: “Ela está bem, está muito melhor do que a gente pensava nos treinos que fizemos juntos antes de ela viajar. Tudo o que aconteceu abalou muito ela. Deveria estar tranquila no grupo A. Podem ficar animados, a Nathasha Rosa vai fazer uma boa competição no levantamento de peso”.

De acordo com o treinador, o grande objetivo é que Nathasha ganhe experiência para os Jogos de Paris, em 2024. “É o sonho de qualquer atleta. É bastante nova, primeira participação, um começo de caminho. O objetivo é fazer uma boa competição, pegar segurança, pegar experiência. Vamos ter uma mudança de categorias no ano que vem, cada categoria vai ficar mais competitiva”, analisou o técnico.

Mais em Tóquio 2020