Siga o OTD

Tóquio 2020

Seleção de natação deixa Sagamihara rumo à Vila Olímpica de Tóquio

Equipe olímpica foi chegando aos poucos no Japão e começou a aclimatação na terça-feira com grupos que estavam espalhados pelo mundo

Seleção de natação tóquio Leo de Deus Leonardo de Deus
Leonardo de Deus no primeiro treino da natação em Sagamihara (Alexandre Castello Branco/COB)

A seleção de natação já deixou a base do Time Brasil em Sagamihara para entrar na Vila Olímpica de Tóquio neste domingo (18). A equipe olímpica foi chegando aos poucos no Japão e começou a aclimatação na terça-feira (13) com grupos que estavam espalhados pelo mundo. A equipe utilizou a base do Time Brasil para fazer os últimos ajustes antes de ir definitivamente para a capita japonesa, sede dos Jogos.

“Estamos nos despedindo de Sagamihara e seguimos para a Vila para continuar a aclimatação já em Tóquio e na piscina de competição. Mais 11 atletas chegam hoje de diversas partes do mundo, faltando apenas duas nadadoras para completar o time. A tranquilidade que tivemos aqui nessa cidade, que já é a “nossa casa” no Japão, ajudou a aparar arestas e ajustar o time para essa última etapa que começa hoje”, disse Renato Cordani, chefe de equipe da Natação nos Jogos Olímpicos.

Sagamihara

Esta é a terceira vez que a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), em parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), utiliza a base de Sagamihara para aclimatação da seleção de natação antes de competições. A estratégia também foi utilizada antes do Pan-Pacífico de 2018 e do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, em 2019.

“Desde 2018, tanto o Time Brasil, quanto a CBDA, vêm fazendo com que a gente já estivesse adaptado aqui ao centro de Sagamihara. Claro que está diferente, mas a gente está preparado para lidar com isso para nadar bem e rápido em Tóquio”, falou o experiente Leonardo de Deus.

Já na Vila, a Seleção Olímpica dá início aos treinamentos na piscina oficial dos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira (19). Nathalia Almeida e Gabrielle Roncatto chegarão ao Japão na terça-feira (20). A Natação nos Jogos Olímpicos começa no próximo sábado (24), no Japão, noite de sexta-feira (23), no Brasil.

Mais em Tóquio 2020