Siga o OTD

hugo calderano gustavo tsuboi bruna takahashi

Tóquio 2020

Com Calderano e Takahashi, CBTM define convocação para Tóquio

Contando com os principais nomes do país, como Hugo Calderano e Bruna Takahashi, CBTM confirma seis convocados para Tóquio

Com Calderano e Takahashi, CBTM define convocação para Tóquio

Restando 88 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil conheceu nesta segunda-feira (26) os atletas que representarão o país na disputa do tênis de mesa através de convocação anunciada pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) em suas redes sociais. A lista com seis atletas titulares foi formada por: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Vitor Ishiy.

+ Renan Dal Zotto piora e volta a ser entubado por causa da covid-19

O primeiro nome a ser confirmado na equipe foi Hugo Calderano. Garantido nos Jogos desde o ouro conquistado no Pan de Lima 2019, o atleta é o sétimo colocado no ranking mundial da ITTF. Calderano é detentor de uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 e bicampeão individual Pan Americano e participará de sua segunda edição olímpica na carreira.

Tênis de Mesa, Bruna Takahashi, Hugo Calderano, Tóquio 2020
7º colocado no ranking, Hugo Calderano estava garantido desde o ouro em Lima 2019 (Divulgação)

Outra atleta que participa de sua segunda edição de Jogos Olímpicos será Bruna Takahashi. Primeira mesa-tenista brasileira a figurar no Top 50 do planeta e se sagrar campeã mundial buscará no Japão a sua primeira medalha olímpica.

Atleta mais experiente do grupo, Gustavo Tsuboi faz história ao ser convocado novamente para representar o Brasil em mais uma competição olímpica. Nome constante no tênis de mesa brasileiro desde Pequim 2008, o atleta vai para a sua quarta edição olímpica, se tornando o segundo nome do tênis de mesa brasileiro com mais participações em Olimpíadas. Ele fica atrás apenas de Hugo Hoyama, que participou de sete Olimpíadas.

Lista de convocados do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Divulgação)

Caroline Kumahara será outra a fazer história ao representar o Brasil em Tóquio. Partindo para a sua terceira participação em Jogos Olímpicos, a mesa-tenista igualará a marca de Ligia Silva, que esteve em Sydney 2000, Atenas 2004 e Lonbdres 2012, como a mulher do Tênis de Mesa brasileiro com mais participações nos Jogos Olímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A lista, que foi definida pelos técnicos Francisco Arado, o Paco (equipe masculina), e Hugo Hoyama (equipe feminina), foi completa com os estreantes em Jogos Olímpicos Jessica Yamada e Vitor Ishiy. Os reservas serão Eric Jouti (masculino) e Giulia Takahashi (feminino).

Vale lembrar que o Brasil já tem garantido a presença na disputa por equipes de Tóquio 2020 no torneio masculino e feminino. Dessa forma, o país já tem assegurada também a participação de dois atletas nos torneios individuais em cada naipe. De acordo com o critério estabelecido pela CBTM, Calderano e Bruna disputarão também os torneios individuais. O segundo nome de cada naipe será divulgado posteriormente, até a data limite de inscrição, em meados de maio.

Mais em Tóquio 2020