Siga o OTD

Tóquio 2020

Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio-2020 e Pequim-2022

Tribunal Arbitral do Esporte decidiu que o país europeu não poderá usar nome, bandeira, hino nacional e não poderá enviar atletas com escândalos de doping até o fim de 2022

Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio-2020 e Pequim-2022

A Rússia está oficialmente banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) emitiu nesta quinta-feira (17) parecer desfavorável para a participação do país nas Olimpíadas após um recurso movido pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

Com isto, o país não poderá o utilizar o seu nome, bandeira e hino nacional, além de ficar proibido de enviar atletas às competições sem ficha limpa em relação a casos de doping.

+ Documentário Icarus revela o escândalo de doping na Rússia

O CAS também decidiu que a Rússia não poderá se candidatar a sediar grandes eventos esportivos nos próximos dois anos.

A decisão ocorreu em virtude das alegações de que o governo das Rússia apoiou e acobertou o doping dos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014.

A Rússia está banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 após decisão do Tribunal Arbitral do Esporte
Rússia é banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e da Olimpíada de Inverno de Pequim-2022

É importante ressaltar que os atletas russos poderão competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem e também na Olimpíada de Inverno de Pequim em 2022, desde que não estejam envolvidos em escândalos de doping. Nesses casos, os russos competirão pela bandeira neutra do Comitê Olímpico Internacional (COI).

+ SIGA O OTD NOYOUTUBE, NOINSTAGRAM E NOFACEBOOK

Uma pequena vitória para a Rússia foi o tempo de dois anos de punição. Em 2019, a WADA havia proposto um período de quatro anos sem que o país pudesse participar de grandes eventos esportivos.

Além de ficar de fora da Olimpíada de Verão e Inverno, a Rússia não poderá participar da Copa do Mundo de futebol do Catar, já que a punição serve para qualquer esporte e vai até o dia 16 de dezembro de 2022 – o Mundial da FIFA está previsto para novembro de 2022.

Mais em Tóquio 2020