Siga o OTD

Tóquio 2020

COI quer que atletas e envolvidos sejam vacinados para Tóquio

Thomas Bach, presidente da entidade, está no Japão e mostrou confiança em garantir um ambiente seguro aos participantes da Olimpíada

Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), está no Japão desde domingo (15). O dirigente foi ao país com o objetivo de definir os próximos passos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Nesta segunda-feira (16), o mandatário se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga e mostrou confiança na presença de torcedores no evento. Além disso, revelou querer que todos os envolvidos estejam vacinados vacinação
Nesta segunda-feira (16), Thomas Bach, presidente do COI, se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga (IOC/Greg Martin)

Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), está em Tóquio desde domingo (15). O dirigente foi ao Japão com o objetivo de definir os próximos passos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados 2021. Nesta segunda-feira (16), o dirigente se reuniu com o primeiro-ministro Yoshihide Suga e mostrou confiança na presença de torcedores no evento. Além disso, revelou o desejo que todos os envolvidos no evento estejam vacinados.

+ COI prevê torcida e rechaça o cancelamento de Tóquio-2020

“Para proteger o povo japonês, e em respeito ao povo japonês, o COI fará um grande esforço para que os participantes olímpicos e visitantes cheguem aqui vacinados se, então, houver vacina disponível. Juntos podemos fazer dos Jogos Olímpicos e da chama olímpica a luz no fim do túnel durante a crise do coronavírus”, afirmou Thomas Bach. Nesta terça-feira (17), o presidente deve visitar o Estádio Olímpico, principal sede da Olimpíada, além da Vila dos Atletas.

+ Brasil bate Coreia com gols de Matheus Cunha, Rodrygo e Reinier

Durante a entrevista, Thomas Bach deixou claro que gostaria que os competidores e demais envolvidos com a Olimpíada fossem vacinados o quanto antes. Além dos atletas e treinadores, o presidente do COI estendeu seu recado aos torcedores, voluntários e dirigentes que estarão em Tóquio durante o evento.

Presença de público?

Thomas Bach está confiante na presença de público nos Jogos de Tóquio (IOC/Greg Martin)

De acordo com o mandatário, o COI segue com atenção o progresso em relação à elaboração de uma vacina no combate ao coronavírus. O presidente disse que está próximo dos países que estão trabalhando com este intuito. A informação de que a criação de uma vacina está em processo avançado animou os organizadores. Porém, o Comitê Organizador Local seguirá planejando ações para que os Jogos de Tóquio aconteçam em segurança mesmo sem a existência de uma vacina.

“Estamos montando uma enorme caixa de ferramentas na qual colocaremos todas as diferentes medidas que podemos imaginar (para que os Jogos sejam realizados). No próximo ano, poderemos tirar as ferramentas certas desta caixa e aplicá-las para garantir um ambiente seguro para todos os participantes dos Jogos. Isso nos deixa muito, muito confiantes de que podemos ter espectadores nos estádios olímpicos no próximo ano”, disse Thomas Bach.

O que pensam os japoneses?

Por causa da pandemia do coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados de 2020 para 2021. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Recentemente, uma pesquisa com a população japonesa mostrou que a maioria acredita que seria melhor adiar o evento ao menos em um ano ou até cancelar a edição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nesta segunda, um grupo de manifestantes realizou um protesto em frente ao prédio no qual Thomas Bach concedia uma entrevista em Tóquio. E, segundo a mídia japonesa, mais de 60% dos patrocinadores locais ainda não se comprometeram a ampliar os contratos com o evento para mais um ano de espera.

Thomas Bach está no Japão desde domingo (15) (IOC/Greg Martin)

Mais em Tóquio 2020