Siga o OTD

Tóquio 2020

Pela conscientização LGBTQ, ‘Pride House’ é aberta em Tóquio

Local será usado para aumentar o debate sobre os direitos LGBTQIA+ antes e durante os Jogos Olímpicos no ano que vem

Tóquio-2020 - COI - Pride House
Tóquio-2020 foi adiado para julho de 2021 por causa da pandemia (COI)

A ‘Pride House’ (Casa do Orgulho, em tradução livre), projeto de conscientização sobre os direitos LGBTQIA+, foi inaugurada na capital do Japão. O objetivo é que o local seja usado para aumentar o debate sobre essas questões antes e durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

“No esporte somos todos iguais. Não existe discriminação. Estamos unidos em toda a nossa diversidade”, disse Thomas Bach, o presidente da entidade, na inauguração do local.

+5 ouros em 3 Jogos: a história da russa Anastasia Davydova

Bach destacou também que a Pride House é um “exemplo importante” do espírito olímpico. E desejou então que seja um “legado de longa duração” dos Jogos de Tóquio-2020.

Segundo os organizadores da Olimpíada, a Pride House será a primeira deste tipo a ter o apoio do COI (Comitê Olímpico Internacional). O movimento, no entanto, foi lançado durante os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, por organizações locais sem fins lucrativos para defender a igualdade LGBT nos esportes. Desde então, instalações semelhantes têm sido frequentemente instaladas nas cidades-sede das Olimpíadas e de outros eventos esportivos internacionais.

Proteção contra abusos femininos

Outro passo importante foi tomado pelo Comitê Olímpico Japonês. A entidade disse que se empenhará em proteger as atletas mulheres de fotos não consensuais e de natureza sexual, que sejam tiradas durante a competição.

Segundo o “Kyodo News”, fontes próximas ao assunto disseram que as vítimas reclamaram ao Comitê Organizador de Tóquio-2020, depois de descobrirem fotos suas compartilhadas nas redes sociais com legendas sexualmente explícitas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim, a entidade está se preparando para emitir uma declaração conjunta com as autoridades esportivas do Japão, tomando medidas concretas para evitar que fotos sejam tiradas e compartilhadas.

Viajem de Bach ao Japão em novembro

Uma visita do presidente do COI, Thomas Bach, ao Japão para se encontrar com o novo primeiro-ministro Yoshihide Suga está sendo organizada para meados de novembro, também segundo o “Kyodo News”. Bach também deve passar um tempo com Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador dos Jogos, enquanto estiver no Japão.

No mês passado, Bach e Suga discutiram por telefone o que precisa ser feito para realizar os Jogos de Tóquio-2020 com sucesso.

Mais em Tóquio 2020