Siga o OTD

OTD DELAS

5 ouros em 3 Jogos: a história da russa Anastasia Davydova

Conheça a nadadora russa Anastasia Davydova, que tem no currículo cinco ouros em Jogos Olímpicos. Hoje, ela segue auxiliando o nado artístico de seu país

Daniel Berehulak/Getty Images Sport

Ela fez, e segue fazendo, história no esporte da Rússia. Com cinco medalhas de ouro em apenas três edições dos Jogos Olímpicos, Anastasia Davydova fez do nado artístico a sua profissão. Nasceu em 1983, em Moscou e, desde os três anos de idade, praticava inúmeras modalidades como ginástica rítmica, patinação artística e dança.

Com alguns anos de treinamento no nado artístico, Anastasia foi à seleção nacional júnior, quando garantiu a vitória no Campeonato Mundial da categoria. Depois, o caminho foi a seleção adulta da Rússia, onde Davydova garantiu nada menos que 12 ouros em Campeonatos Mundiais e uma prata.

A história nos Jogos Olímpicos

Conheça a russa Anastasia Davydova, do nado artístico, durante a apresentação dos Jogos Olímpicos (Reprodução) - da Rússia
Anastasia Davydova, do nado artístico, durante a apresentação dos Jogos Olímpicos (Reprodução)

Anastasiya Davydova é a atleta olímpica de maior sucesso no nado artístico. Garantiu quatro de suas cinco medalhas de ouro ao lado da sua dupla Anastasiya Yermakova, nos Jogos de 2004 e 2008, edições também onde garantiram o primeiro lugar do pódio para a equipe russa.

Depois, Davydova ainda participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e conquistou o quinto ouro com a equipe. A nadadora estudou no Instituto Moskva de Economia, Política e Direito e se tornou treinadora do nado artístico para jovens.

Pós carreira

Em 2014, Anastasia Davydova foi homenageada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua contribuição notável para a participação feminina no esporte com o troféu “Mulheres e Esporte”, em uma cerimônia em Mônaco.

Título mais que justo, já que a russa dedicou mais de 23 anos de sua vida ao nado artístico. Depois da carreira como atleta, ela foi a primeira mulher vice-presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC) e presidente do Conselho de Assistência ao ROC, que trabalhava em escolhes com o objetivo de ensinar os valores olímpicos e a importância da atividade física para as crianças.

Além disso, Anastasia Davydova faz palestras sobre o nado artístico por toda a Rússia e busca ensinar a jovem geração feminina. Ela lidera projetos nas escolas para desenvolver novas atletas para a modalidade.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em OTD DELAS