Siga o OTD

Tóquio 2020

Primeiro-ministro do Japão renuncia por problemas de saúde

Piora no quadro de colite ulcerosa impede que Shinzo Abe siga no cargo de primeiro-ministro do Japão

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, anuncia sua renúncia ao cargo (Foto: Twitter/AbeShinzo)

Um surto intestinal crônico é o motivo para o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, 65 anos, anunciar sua renúncia do cargo que ocupou por quase oito ano no Japão, informou o “Kyodo News” nesta sexta-feira (28).

“Como não estou mais em condições de responder com confiança ao mandato do povo, decidi que não deveria permanecer no posto de primeiro-ministro”, disse em uma entrevista coletiva transmitida pela televisão nacional.

Shinzo Abe, que há apenas quatro dias estabeleceu um recorde de permanência no poder por 2.799 dias consecutivos, deixará o cargo sem atingir seus dois principais objetivos: reformar a Constituição do Japão e realizar a Olimpíada de Tóquio, que foi adiada para 2021.

Ao anunciar sua renúncia, Shinzo Abe disse que conseguiu manter sob controle a doença, a colite ulcerosa, que o levou à sua primeira renúncia como premiê em 2007, durante a maior parte de seu mandato.

Contudo, ele começou a sentir fadiga em meados de julho e foi diagnosticado com uma recaída este mês.

+ Chama olímpica será exposta ao público a partir de setembro

“Peço desculpas às pessoas do fundo do meu coração por ter que deixar o emprego em meio à pandemia do coronavírus enquanto muitas políticas ainda estão no meio caminho de sua realização”, disse ele.

Shinzo Abe e Thomas Bach
O primeiro-ministro japonês. Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, se encontram no encerramento da Olimpíada Rio-2016 (IOC/Ian Jones)

E agora?

O primeiro-ministro ficará no cargo até que um sucessor seja escolhido pelo seu partido, o Partido Liberal Democrata. Abe reiterou que planeja continuar sua carreira política, concorrendo às próximas eleições gerais.

O anúncio abrupto, já iniciando uma disputa por seu sucessor, veio em meio à queda do apoio público ao seu governo. Muitos eleitores avaliaram que seu gabinete estava lidando mal com as questões decorrentes da pandemia.

O Partido Liberal Democrata está considerando realizar uma eleição de liderança em aproximadamente 15 dias.

Os candidatos potenciais incluem Fumio Kishida, o chefe de política do LDP, e o ex-ministro das Relações Exteriores, Yoshihide Suga. Ele é conhecido por suas habilidades de coordenação nos bastidores.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Shigeru Ishiba, um ex-ministro da Defesa, que muitas vezes criticou o primeiro-ministro, corre por fora. O ministro das Finanças, Taro Aso, que também é vice-primeiro-ministro, disse que não pretende se tornar o próximo primeiro-ministro.

shinzo abe tóquio olimpíada primeiro-ministro
Shinzo Abe não abrirá a Olimpíada de Tóquio 2021 (Facebook/Olympics)

Em segundo plano

A bombástica notícia da renúncia de Shinzo Abe ofuscou o início do treinamento online para aqueles que atuarão como voluntários em Tóquio na Olimpíada e a Paralimpíada.

Apelidados de ‘City Cast’, os voluntários iniciaram o treinamento desde outubro de 2019, mas a pandemia forçou a parada em 22 de fevereiro.

Os membros do ‘City Cast’ agora podem assistir a vídeos de treinamento online, usando computadores e telefones celulares. O conteúdo do treinamento inclui um esboço dos Jogos, como apoiar várias pessoas, incluindo aqueles com deficiência, e o que esperar ao participar.

Mais em Tóquio 2020