Siga o OTD

Tóquio 2020

Em Portugal, Brandonn Almeida testa positivo para a Covid-19

Atleta integra deleção que está na Missão Europa e relatou para o OTD estar sem sintomas. COB diz que fez 40 testes no último fim de semana e somente um deu positivo

Brandonn Almeida Natação Coronavírus Missão Europa Portugal Tóquio
Brandonn Almeida permanecerá isolado por 14 dias e fará os exames novamente após esse período (Satiro Sodre/SSPress)

O programa Missão Europa segue recebendo mais atletas que retomam suas atividades de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. No último fim de semana, sábado (8) e domingo (9), mais 40 pessoas desembarcaram em Portugal e 39 foram liberados para o convívio social. No entanto, um dos integrantes da delegação testou positivo para coronavírus e está em isolamento. Trata-se de Brandonn Almeida, atleta da natação.

+ Atletas aproveitam Missão Europa para trocar experiências

O Olimpíada Todo Dia entrou em contato com o atleta, que confirmou a informação. “Procede sim. Confirmaram hoje que testei positivo. Não tive sintoma nenhum tanto que testei negativo 72 horas antes de vir para cá, porém, por agora, não gostaria de falar muito sobre isso. Só quero me cuidar ao máximo, fazer tudo o que os médicos estão me falando para eu poder voltar o mais rápido possível aos treinos”, disse Brandonn Almeida.

O OTD também procurou o COB (Comitê Olímpico do Brasil), que se posicionou por meio de nota oficial. “O COB informa que, após a realização de exames PCR com 40 membros que chegaram a Portugal no último fim de semana (8 e 9 de agosto), os resultados apontaram 39 resultados negativos. Desta forma, tais profissionais estão liberados para iniciarem suas atividades. No entanto, um integrante na Missão Europa apresentou resultado positivo”, informou o COB.

+ Em um ano, Bia Ferreira luta para completar coleção de conquistas

“Ele está assintomático e permanecerá isolado por 14 dias, onde encontra-se desde que chegou a Portugal, sendo monitorado diariamente pelo Departamento Médico da Missão. Após esse período, os exames serão refeitos. Estando tudo bem, ele será liberado para suas atividades. Neste momento, a delegação brasileira é composta por 143 integrantes, sendo 92 atletas, nas quatro bases do COB em Portugal”, completou a nota.

Natação na Missão Europa

Brandonn Almeida Natação Coronavírus Missão Europa Portugal Tóquio
Brandonn Almeida é um dos nomes de destaque da natação brasileira (Satiro Sodre/SSPress)

Brandonn Almeida, de 23 anos, é medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 na prova dos 400 m medley. João Gomes Jr, também atleta da natação, viajou neste último fim de semana depois de ser impedido de embarcar anteriormente por ter testado positivo para coronavírus. Ele já está treinando normalmente com o grupo de nadadores que já estava em Portugal.   

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A notícia sobre Brandonn Almeida ser o integrante testado com coronavírus foi publicada primeiramente pelo “Blog do Coach”, no site “Best Swimming”, do comentarista de natação Alexandre Pussieldi. O nadador está sendo observado de perto pelo médico Rodrigo Brochetto enviado a Missão Europa pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Na primeira delegação, a natação enviou 11 atletas para Portugal: Breno Correia, Felipe França, Fernando Scheffer, Gabriel Santos, Guilherme Guido, Leonardo Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antônio Ferreira Junior, Pedro Spajari, Tiago Cosenza e Vinícius Lanza. A Missão Europa recebe brasileiros em quatro bases: Rio Maior, Coimbra, Cascais e Sangalhos.  

Mais em Tóquio 2020