Siga o OTD

Tóquio 2020

João Gomes Jr supera coronavírus e confirma ida a Portugal

O nadador capixaba, que faria parte da primeira delegação da Missão Europa, precisou ficar no Brasil na época porque foi detectado com a doença

João Gomes Jr Nadador Missão Europa Portugal Coronavírus
João Gomes Jr é um dos nomes de destaque do nado peito da natação brasileira (Igo Bione/Divulgação)

João Gomes Jr foi o desfalque da delegação que embarcou no dia 17 de julho para um período de treinos em Portugal, ação organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) por meio do programa Missão Europa. Na semana da viagem, o nadador foi detectado com coronavírus e teve que ficar no Brasil. Curado, o atleta está liberado e parte para a Europa neste sábado (8) para seguir sua preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Nesta última terça-feira (4) refiz o exame de PCR para confirmar que não tenho mais a Covid-19 ativa. O resultado saiu e agora posso viajar para Portugal. Viajarei na madrugada de sábado. Chegando lá, faremos mais dois dias de quarentena no hotel para em seguida realizar outra vez o exame e estar apto para os treinamentos, que ainda definimos o plano certinho”, comentou João Gomes Jr.

“Foram dias de expectativa para que o exame saísse e eu pudesse dar continuidade ao meu planejamento. Procurei ter o máximo de calma neste tempo todo, sempre apoiado por minha equipe multidisciplinar. Os sintomas que tive foram perda de olfato e paladar por 24 horas. No dia seguinte, já tinha os dois sentidos de volta normalmente. Após a confirmação, segui em casa e sem qualquer sintoma”, completou.

+ Em um ano, Isaquias Queiroz tentará medalha em nome de Jesus

Números do atleta

João Gomes Jr Nadador Missão Europa Portugal Coronavírus
Curado do coronavírus, João Gomes Jr viaja para Portugal neste sábado (Igo Bione/Divulgação)

O grupo que debutou na Missão Europa embarcou com 112 pessoas, sendo 72 atletas de seis esportes diferentes. Neste elenco estavam integrantes de modalidades com boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação. Os atletas retomaram os treinamentos visando os Jogos de Tóquio, que mudou para 2021 devido à pandemia de coronavírus.

+ Em um ano, Ana Marcela Cunha poderá coroar vitoriosa carreira

Um dos destaques do nado peito, João Gomes Jr tem no currículo duas medalhas individuais em Campeonatos Mundiais, prata em Budapeste 2017, na Hungria, e bronze em Gwangju 2019, na Coreia do Sul , ambas na prova dos 50 m.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Natural de Vitória, no Espírito Santo, o nadador disputou os Jogos Olímpicos Rio-2016 e terminou na quinta posição nos 100 metros peito. O capixaba também soma conquistas de relevância como as medalhas de ouro nos 100m peito nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, no Peru, e nos 50 m peito nos Jogos Mundiais Militares de 2019, em Wuhan, na China.

Mais em Tóquio 2020