Siga o OTD

Tóquio 2020

Casos caem e Japão retira estado de emergência de 39 prefeituras

Mesmo com a medida, governo japonês insiste para que a população não relaxe no isolamento social e na quarentena

Shinzo Abe primeiro ministri japão jogos tóquio 2020 coronavírus pandemia adiamento
Shinzo Abe, à direita na foto (instagram/shinzoabe)

A população japonesa vem adotando as medidas de isolamento e distanciamento social e os casos de covid-19 diminuíram. Diante do cenário, o governo do Japão irá retirar o estado de emergência de 39 das 47 prefeituras.

Nesta quinta-feira (14), um painel consultivo do governo aprovou a suspensão do estado de emergência. Só falta a aprovação formal do primeiro-ministro Shinzo Abe, informou o Asahi.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Segundo o site World Meters, o Japão soma 16,049 casos de covid-19 e 678 mortes, sendo que nenhuma morte ou novo caso foi computado nas últimas 24h.

As oito prefeituras onde o estado de emergência permanecerá até 31 de maio são Hokkaido, Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Kyoto e Hyogo.

Embora Kyoto e Chiba tenham visto um declínio constante de novas infecções pelo novo coronavírus, o estado de emergência foi mantido por causa de sua proximidade com Osaka e Tóquio.

+ Jogos de Tóquio têm a chance de celebrar a humanidade

Os especialistas deixaram claro que um novo estado de emergência poderá novamente ser declarado, mas só em prefeituras que registrem um aumento acentuado de novas infecções.

Rede ferroviária vê diminuição significativa de passageiros durante o estado de emergência (pixabay/PeterW1950)

Seguindo protocolos

A aprovação do painel consultivo veio depois que especialistas deram suas opiniões sobre a nova situação do coronavírus. O painel também recomendou medidas para evitar futuros picos de infecções nas 39 prefeituras que terão o estado de emergência retirado.

+ Dirigente do COI diz que não há plano B para Jogos de Tóquio

Basicamente, dois critérios foram usados para determinar o levantamento do estado de emergência. A diminuição de novas infecções nas últimas duas semanas e a manutenção da proporção de novas infecções abaixo de 0,5 para cada 100.000 residentes na semana passada.

13 prefeituras japonesas (Iwate, Miyagi, Akita, Fukui, Mie, Tottori, Tokushima, Kagawa, Kochi, Nagasaki, Oita, Miyazaki and Kagoshima) estão sem nenhum novo caso de covid-19 nas duas últimas semanas.

Classificação

Fontes disseram ao Asahi que o painel de especialistas propôs classificar prefeituras em três estágios para reduzir o risco de novas infecções após o estado de emergência ser levantado.

Uma classifica áreas que requerem precauções especiais. Uma segunda classificação abrangeria áreas com cerca da metade do número de novos casos de infecção das prefeituras com precauções especiais.

Uma terceira classificação seria para prefeituras com menos infecções novas do que a da segunda classificação. Mas desde que a continuidade no monitoramento de novas infecções siga como está. Cada prefeitura classificada em um dos três grupos receberiam a autoridade para decidir qual designação melhor se adéqua à sua jurisdição.

Beisebol

Como o estado de emergência ainda estará válido para algumas cidades, a Nippon Professional Baseball (NPB) está pensando em iniciar sua temporada na segunda metade de junho.

estado de emergência afeta beisebol no japão por causa da pandemia de covid-19
All-Star do beisebol japonês é cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus (Facebook/npbonworld)

Segundo o comissionário Atsushi Saito, da NPB, a liga japonesa de beisebol esteve em contato com as liga de beisebol de Taiwan e da Coréia do Sul. Conselhos foram pedidos para, já que as ligas retomaram a competição em estádios vazios e com diretrizes rígidas.

Enquanto não há uma confirmação do começo da temporada do beisebol no Japão, a NPB já anunciou que a série All-Star, de verão, está cancelada pela primeira vez na história para impedir a propagação do novo coronavírus.

A série de dois jogos do All-Star era realizada desde 1951, mas não resistiu à pandemia do novo coronavírus.

Mais em Tóquio 2020