Siga o OTD

Tóquio 2020

Japão prorroga estado de emergência até 31 de maio

Estado de emergência no país sede das Olimpíadas foi decretado em 7 de abril e era válido até 6 de maio

Estado de emergência Japão - coronavírus - Olimpíada de Tóquio
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Twitter/AbeShinzo)

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou a prorrogação até o dia 31 de maio o estado de emergência no país sede das Olimpíadas e Paralimpíadas, devido à pandemia de coronavírus.

O estado de emergência no Japão foi decretado no dia 7 de abril na capital e outras seis prefeituras. Alguns dias depois, ele foi estendido por todo o país e tinha validade até 6 de maio.

+Japão visa a Olimpíada mais sustentável da história dos Jogos

Autoridades japonesas, no entanto, alertaram o governo de que seria muito cedo para flexibilizar as medidas de isolamento contra o coronavírus. As associações de médicos alertam que os hospitais podem entrar em colapso em breve com o avanço da pandemia. O número de leitos de UTI no Japão é de 6.500, cinco para cada 100.000 habitantes

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O estado de emergência, porém, poderá ser encerrado antes do fim de maio, após uma revisão da situação no país prevista para o dia 14 em todas as regiões do Japão.

Olimpíadas em xeque

Mesmo com o adiamento, a viabilidade da realização dos Jogos vem sendo questionada. Desde o anúncio oficial de adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas, em março, o Japão viu o número de infectados e de mortes crescer no país. Já são mais de 15 mil casos e 500 óbitos, sendo que Tóquio é a região mais afetada.

Além disso, o próprio Comitê Organizador já disse que não há plano B: ou a Olimpíada é realizada em 2021 ou será cancelada. Muitos especialistas e profissionais de saúde já declararam, mais de uma vez, que o evento só será realizado com uma vacina. Fato é que Tóquio 2020 será diferente de todas as outras edições dos Jogos.

Mais em Tóquio 2020