Siga o OTD

Atletismo

Período de classificação olímpica no atletismo é redefinido

A World Athletics suspendeu o período de classificação olímpica do atletismo até 30 de novembro e abriu uma nova janela a partir de 1º de dezembro

Novas datas do período de classificação olímpica do atletismo foi definido pela World Athletics
Estádio Olímpico de Tóquio receberá as provas do atletismo (Foto: Divulgação/World Athletics)

A World Athletics, ex-IAAF, anunciou nesta terça-feira (7) as novas datas do período de classificação olímpica do atletismo. A entidade suspendeu os intervalos qualificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio do dia 6 de abril até 30 de novembro deste ano e abriu uma nova janela a partir de 1º de dezembro. A decisão foi tomada após reunião com a Comissão de Atletas, os presidentes da área e o Conselho.

Durante os mais de sete meses que o período de classificação olímpica ficar suspenso, os resultados alcançados em qualquer competição continuarão a ser registrados para fins estatísticos, inclusive para marcas mundiais.

O período de classificação olímpica do atletismo será retomado em 1º de dezembro de 2020 e continuará até 29 de junho de 2021, por ranking e por marca, na maioria dos eventos, exceto a maratona e os 50 km da marcha atlética, que terminam em 31 de maio do ano que vem. Ele está sujeito à alterações por conta do coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vale ressaltar que os atletas que conquistaram a classificação olímpica antes do adiamento dos Jogos seguem com as vagas garantidas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia informado a decisão. O evento japonês acontecerá entre 23 de julho e 8 de agosto do próximo ano.

Palavra do presidente

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, falou sobre o novo período de classificação olímpica do atletismo. Com o remanejamento das datas, o intervalo ganhou quatro meses a mais que a programação original.

“Sou grato pelo trabalho e feedback detalhados da Comissão e Conselho de Atletas. Eles acreditam que a suspensão da qualificação olímpica durante esse período oferece mais segurança para o planejamento e a preparação dos atletas e é a melhor maneira para abordar a justiça, uma vez que esperamos a distribuição igual de oportunidades de competição em todo o mundo para atletas, levando em consideração viagens internacionais e das restrições de fronteiras do governo”, disse.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Atletismo