Siga o OTD

Tóquio 2020

Vagas obtidas antes do adiamento dos Jogos serão mantidas

Em carta aberta, presidente da World Athletics revelou proposta do COI, aceita por todas as modalidades

COI definiu que vagas garantidas antes do adiamento seguem valendo
Sebastian Coe divulgou uma carta aberta para tranquilizar a comunidade do atletismo (Foto: Divulgação)

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, revelou, em carta aberta divulgada nesta sexta-feira (27), que o Comitê Olímpico Internacional (COI) manterá as vagas já garantidas nos Jogos de Tóquio mesmo com o adiamento do evento para 2021.

“Na semana passada, todos os esportes concordaram com a proposta do COI de que todos os atletas atualmente qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio continuem qualificados para o evento do próximo ano”, escreveu.

+ Veja os 178 brasileiros classificados para os Jogos de Tóquio

“Todos os atletas que cumpriram os padrões de entrada para o evento permanecerão qualificados em 2021”, reforçou Coe.

Alívio para atletas e ações conjuntas entre Japão e COI

A decisão do COI em manter as vagas já conquistadas representa um grande alívio para os 1.100 atletas, de todas as modalidades, já classificados para Tóquio.

A atitude da entidade reforçou o discurso do Japão. O governo japonês tem tomado uma série de medidas para que o adiamento do evento não implique em mudanças drásticas. A marca, por exemplo, seguirá como Tóquio 2020 mesmo com as competições programadas para 2021.

De qualquer modo, o Japão deve arcar com um largo prejuízo por conta do adiamento. Segundo a Universidade de Kansai, especializada em teoria econômica, a quantia pode chegar a 640,8 bilhões de yens (cerca de R$ 30 bilhões).

Mais em Tóquio 2020