Siga o OTD

Tóquio 2020

Medina, Ítalo e Tati West “assinam embaixo” Jogos no ano que vem

Garantidos em Tóquio, mas sem competir este ano, surfistas se juntam a outros atletas e defendem decisão do COI

Gabriel Medina - adiamento olimpíadas
Bicampeão Mundial, Medina apoia adiamento (Foto: Ed Sloane/WSL)

Após o anúncio oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) que confirmou o adiamento das Olimpíadas de Tóquio para 2021, vários atletas se pronunciaram à favor da decisão. Agora foi a vez dos surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Tati Weston Webb.

Os três já haviam garantido vaga nos Jogos de Tóquio, que marcarão a estreia do surfe no programa olímpico, mas não poderão competir ainda neste ano.

“Acredito que foi uma decisão correta por parte do COI e dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A saúde e o bem-estar da população mundial é a maior prioridade no momento e eu sigo focado nos meus objetivos. Assim que tudo isso passar e a vida voltar ao normal, quero voltar à minha rotina de treinos, como milhares de outros atletas também. Depois disso tudo, o legal é que todos vão ter chances iguais para se preparar até a remarcação dos Jogos. Espero que todo mundo esteja bem, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde, fiquem em casa e vamos esperar tudo isso passar logo”, opinou o bicampeão mundial Gabriel Medina.

+Conheça a história das Olimpíadas canceladas

Campeão mundial no ano passado pela primeira vez, Ítalo Ferreira foi na mesma linha que o compatriota e deixou um recado para os torcedores.

“Os atletas não estão conseguindo treinar, as pessoas não podem sair de casa, as empresas pararam e, para gente que é competidor, é muito difícil viver sem a rotina de viagens e treinos. É difícil ficar em casa, parado, sem ter muito o que fazer, mas sabemos que é necessário. É o momento também para refletir, parar, pensar no que a gente está priorizando na vida. Espero que vocês fiquem bem, tomem todos os cuidados possíveis, não fiquem perdendo tempo com coisas negativas, cuidem dos seus pais, dos seus irmãos, amigos, de todos que estão ao seu redor”.

Ver essa foto no Instagram

Na minha humilde visão. Sem muito bla bla bla… 👊✨ Que Deus nos proteja!

Uma publicação compartilhada por Italo Ferreira (@italoferreira) em

Por fim, além de Medina e Ítalo, Tati Weston Webb disse estar triste com o adiamento, mas concorda que foi a melhor opção no atual cenário. “Nesse momento, eu estaria viajando, competindo, treinando forte, só que agora está todo mundo em casa, de quarentena. Eu estava me preparando bastante para as Olimpíadas e também pro WSL Tour, pra disputar o título mundial e uma medalha de ouro esse ano né, mas foi melhor adiar mesmo, até porque tem algumas atletas que ainda estão disputando vaga para os Jogos e ninguém consegue nem treinar”, completou.

Vale lembrar que a pandemia de coronavírus impossibilitou a realização das três primeiras etapas do World Surf League Championship Tour 2020 na Austrália. A expectativa é de que a abertura da temporada possa até acontecer pela primeira vez no Brasil, pois o Oi Rio Pro segue confirmado para os dias 18 a 26 de junho em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Tatiana Weston-Webb (Tati West) - adiamento olimpíadas de Tóquio
Medina, Ítalo e Tati já garantiram vaga em Tóquio (Foto: Matt Dunbar/WSL)

Astros do basquete também se posicionam

Cristiano Felício e Raul Neto, ambos jogadores da NBA, também se disseram à favor do adiamento das Olimpíadas para 2021. A seleção brasileira de basquete masculino, inclusive, ainda não tem vaga garantida em Tóquio e jogaria o Pré-Olímpico Mundial no final de junho, se a data puder ser mantida.

“Todo mundo sabe da importância desse isolamento para que o vírus não se espalhe cada vez mais e o COI, sabendo disso, acertou muito em adiar as Olimpíadas para o ano que vem. Agora é só a gente fazer a nossa parte, ficar dentro de casa o máximo possível e tomar muito cuidado, porque todo mundo quer que tudo volte ao normal”, afirmou Felício, que defende o Chicago Bulls.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Acho que o adiamento das Olimpíadas foi a decisão mais sensata que o COI poderia ter tomado pensando na saúde dos atletas, dos fãs, da mídia, de todos os envolvidos. É triste ter de mudar a data de um evento esporte tão grande, mas acho que é para o bem de todos. Muitos atletas estão perdendo meses de preparação e seria uma Olimpíada muito difícil se fosse mantida na data que seria”, completou Raulzinho, do Philadelphia 76ers.

Mais em Tóquio 2020