Siga o OTD

Tóquio 2020

Revezamento da tocha olímpica pelo Japão é cancelado

Revezamento da tocha olímpica não será mais realizado; japoneses veem questão de dias para adiamento dos Jogos

tocha olímpica coronavírus cancelamento revezamento Tóquio 2020

O revezamento da tocha olímpica foi cancelado pelos organizadores dos Jogos de Tóquio 2020. Ele começaria na quarta-feira (26) a partir de Fukushima, mas não vai mais ser realizado como previsto devido à pandemia de coronavírus. A ideia é que o fogo viaje pelo país dentro de um carro.

O comitê dos Jogos de Tóquio 2020 baseou a decisão, segundo o jornal The Asahi Shimbun, no fato de o Comitê Olímpico Internacional estar considerando adiar as Olimpíadas, previstas para começar no dia 24 de julho.

De acordo com a agência Reuters, duas fontes de dentro do movimento olímpico disseram que o anúncio do adiamento será feito em breve. “A decisão será anunciada nos próximos dias. Não é uma questão de semanas, mas de dias”, disse uma delas. Seria a primeira vez em que uma edição dos Jogos seria adiada por conta de uma pandemia.

https://twitter.com/Tokyo2020/status/1241287702399422464
anuncio do revezamento feito antes do cancelamento

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Revezamento adiado

O revezamento da tocha seria iniciado na prefeitura de Fukushima, com integrantes da seleção de futebol feminino do Japão campeã mundial em 2001. Apesar do cancelamento, a cerimônia que dará início à viagem da tocha pelo solo japonês foi mantida.

“Estou chocada”, disse Jun Izumita, de 60 anos, que iria carregar a tocha. “Mesmo se os Jogos forem adiados por um ou dois anos, eu quero participar do revezamento”, acrescentou o diretor de uma escola fundamental da cidade.

Antes de ser cancelado, o revezamento já havia sido afetado pela pandemia, já que o percurso seria feito sem público. Por conta disso, diversas crianças haviam deixado cartazes de encorajamento pela rota que a tocha olímpica faria.

O fogo olímpico foi entregue pela Grécia, onde foi aceso, ao Japão na quinta-feira (19) em condições já afetadas pelo coronavírus. Segundo a agência de notícias Kyodo, a condução da tocha terá o nome trocado de “Revezamento da Tocha” para “Visita da Tocha”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020