Siga o OTD

Tóquio 2020

Da Grécia para o Japão: a tocha olímpica inicia seu caminho

Após cerimônia de acendimento da chama na Grécia, tocha olímpica segue rumo a Tóquio para o início da olimpíada no Japão

tocha olímpica tóquio 2020 coronavírus
(divulgação/Tóquio2020)

A chama olímpica está a caminho de Tóquio, no Japão. A cerimônia de acendimento e passagem da tocha foi realizada, nesta quinta-feira (19), no Estádio Panatenaico, em Atenas, na Grécia. Tudo isso sem público, para evitar aglomerações em tempos de pandemia de coronavírus.

A cerimônia consistiu no acendimento por uma atriz representando a Alta Sacerdotisa. A tocha então foi entregue a Spyros Capralos, Presidente do Comitê Olímpico Helênico e Membro do Comitê Olímpico Internacional.

Na sequência, Spyros Capralos entregou a tocha ao comitê organizador de Tóquio, representado por Naoko Imoto, que acendeu a lanterna e partiu com ela para o Japão.

https://twitter.com/Tokyo2020/status/1240584240544301056

Naoko Imoto é uma atleta olímpica que fez parte da equipe de natação japonesa em Atlanta 1996 e que trabalha como membro da equipe da UNICEF, auxiliando em projetos educacionais.

Revezamento

Ao chegar na Terra do Sol Nascente, na próxima sexta-feira (20), a tocha iniciará o revezamento programado para começar nas instalações da J-Village, que se espalham pelas cidades de Naraha e Hirono, na província de Fukushima.

Alta Sacerdotisa acenda a tocha olímpica – Foto: Reprodução/COI

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A tocha olímpica para os Jogos de Tóquio de 2020 viajará por todo o país como planejado, mas os espectadores estão sendo incentivados a não comparecerem às rotas de revezamento, a fim de minimizar o risco de uma nova onda disseminação do novo coronavírus.

Calendário programado

Levar a chama para o Japão representa uma pequena vitória para o Comitê Olímpico Internacional e os organizadores locais, que mantêm a abertura da olimpíada, conforme o previsto, para 24 de julho e a paralimpíada em 25 de agosto.

Ainda nesta quarta-feira, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, reafirmou a manutenção do cronograma dos Jogos, após reação negativa dos atletas.

“Todo mundo sabe que ainda temos quatro meses”, disse, segundo a Reuters. “Vamos seguir agindo de maneira responsável no interesse dos atletas”, acrescentou, após videoconferência com representantes de 220 competidores.

Mais em Tóquio 2020