Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida cai nas quartas de final do WRE Brasil

Líder do ranking mundial, Marquinhos perdeu para salvadorenho nas quartas de final do WRE Brasil

Marcus D'Almeida logo após disputa do WRE Brasil de tiro com arco
(Foto: Alexandre Loureiro/COB/Arquivo)

O brasileiro Marcus D’Almeida, líder do ranking mundial de tiro com arco, caiu nas quartas de final do World Ranking Event Brasil (WRE Brasil). Ele chegou a vencer um combate nesta quinta-feira (28), mas foi surpreendido pelo salvadorenho Oscar Ticas e perdeu por 7 a 1, na disputa do arco recurvo. Por outro lado, Bianca Rodrigues disputará o bronze no composto feminino.

Marquinhos era o principal favorito ao título do evento e havia iniciado muito bem sua trajetória em Maricá, liderando fase de ranqueamento, há dois dias. Por isso, ficou de bye na primeira rodada do mata-mata e estreou nas oitavas de final, vencendo o chileno Ricardo Soto por 6 a 2 (26/29, 28/26, 28/27 e 29/28). Nas quartas, porém, perdeu para o experiente Oscar Ticas por 7 a 1 (28/26, 29/29, 29/27 e 28/26).

Além de Marcus D’Almeida, Bernardo Oliveira e Matheus Ely também caíram no top-8, depois de duas vitórias nas fases preliminares. Bernardo perdeu para o argentino Mario Jajarabilla por 6 a 2 (28/26, 30/26, 26/28 e 27/24), enquanto Matheus caiu diante do cubano Juan Cruz na flecha desempate, após placar empatado em 5 a 5 (27/23, 27/23, 23/26, 23/26 e 25/26).

Ainda no recurvo masculino, Mateus Carvalho, Daniel Xavier, Matheus Gomes e Jhonata Reis pararam nas oitavas de final, enquanto Gabriel Veras e Gustavo Paulino perderam na fase de 16 avos. A final dessa disputa será entre o argentino Mario Jajarabilla e o colombiano Jorge Enriquez, no domingo (31), às 14h50. Oscar Ticas, algoz de Marquinhos, disputará o bronze contra Juan Cruz.

Bianca disputa o bronze no composto

Além do recurvo masculino, também houve a disputa do mata-mata do composto feminino no WRE Brasil na manhã desta quinta-feira. Bianca Rodrigues foi quem chegou mais longe, indo até a semifinal. Quarta mais bem ranqueada do torneio, ela passou pela argentina Guillermina Gonzalez (146 a 139) e pela compatriota Maria Santos (144 a 133) antes de perder para a salvadorenha Sofia Paiz (147 a 143).

Com a derrota na semifinal, Bianca foi encaminhada para a disputa da medalha de bronze. Ela enfrentará a também salvadorenha Paola Corado, no domingo (31), às 10h07 (horário de Brasília). A final, aliás, será 100% de El Salvador: Sofia Paiz contra Camila Funes. Entre as outras brasileiras na disputa, Camila Harada e Marianna Chaves caíram nas quartas de final.

Mais Brasil

Vale destacar que o WRE Brasil acontece em paralelo ao Sul-Americano de tiro com arco. Nas disputas por equipes, o país faturou 12 medalhas na soma dos dois eventos. Ainda nesta quinta-feira, acontecem os mata-matas do recurvo feminino e do composto masculino do WRE, com finais programadas para o domingo de Páscoa. Nesta sexta, acontecerão as disputas do Sul-Americano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco