Siga o OTD

Tiro com Arco

Ana Machado e Ana Teodoro farão final brasileira no WRE Brasil

As arqueiras do Brasil disputarão o título do arco recurvo feminino no próximo domingo (31), às 14h37

Ana Machado Pan de Santiago 2023 vaga no tiro com arco em Paris 2024 pan ouro prata pan
(Raul Bravo/Santiago 2023)

Final 100% nacional! Na disputa do arco recurvo feminino do World Ranking Event Brasil (WRE Brasil), as brasileiras Ana Machado e Ana Carolina Teodoro se classificaram para a decisão do torneio. Elas retornarão para o duelo decisivo no próximo domingo (31), às 14h37, no horário de Brasília-DF. No composto, Rafael Kawakani também seguiu adiante para a final masculina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

De um lado, Ana Machado abriu sua campanha vencendo a compatriota Mônica Reis na primeira rodada do mata-mata. Na sequência, mais um confronto nacional e outro triunfo da arqueira 67ª colocada do ranking mundial: 7 a 1 contra Isabelle Pereira. Ela bateu a panamenha Gisela Chang nas quartas (6 a 5) e avançou à semifinal, onde iria encarar a colombiana Valentina Giraldo. Em um duelo parelho, Ana derrotou a rival sul-americana pelo placar de 6 a 4.

Já Ana Teodoro, iniciou sua trajetória com um triunfo sobre a chilena Javiera Andrades por 6 a 2. Logo depois, ela eliminou a atual 25ª melhor atleta do mundo, a colombiana Ana Maria Rendón, que possui sete medalhas em Jogos Pan-Americanos. A brasileira venceu a disputa pelo placar de 6 a 4. Mais tarde, Ana carimbou sua vaga na decisão com vitórias sobre a colombiana Valentina Contreras (6 a 2) e a brasileira Sarah Nikitin (6 a 4). Entre os homens, mais cedo, Marcus D’Almeida sofreu uma queda precoce e foi eliminado ainda nas quartas de final.

Rafael Kawakani avança à decisão no composto

Além da classificação das brasileiras no recurvo, outro atleta do país irá brigar pelo ouro no WRE Brasil. Rafael Kawakani avançou para a decisão da chave do arco composto masculino. Primeiramente, ele passou pelo compatriota Gabriel Giffony, Mais tarde, nas oitavas de final, vitória sobre o chileno Alejandro Arriagada pelo placar de 143 a 140.

Rafael seguiu adiante e encarou o salvadorenho Douglas Vladimir Nolasco, 52º colocado do ranking mundial. Mesmo contra um adversário superior, o brasileiro venceu a disputa na flecha de desempate, após um empate em 144 a 144. A situação se repetiu na semifinal, onde Kawakani eliminou o chileno Agustín Pérez e se classificou para a final. Em busca do título, ele irá enfrentar o salvadorenho Miguel Angel Veliz, experiente arqueiro de 40 anos de idade. O duelo ocorrerá no próximo domingo (31), às 14h16.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tiro com Arco