Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida usa internet para ensinar sua modalidade

Em quarentena, arqueiro treina em sua casa e interage com seguidores que desejam aprender mais sobre o tiro com arco

Marcus D'Almeida é um dos atletas brasileiros garantidos em Tóquio-2020 (Reprodução/Instagram)

Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, Marcus D’Almeida é o destaque do Brasil no tiro com arco. Sem poder treinar de forma adequada por estar em quarentena por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19), o arqueiro improvisa e faz atividades em sua casa. Ao mesmo tempo, o atleta interage com seus seguidores nas redes sociais com o intuito de ensinar mais sobre sua modalidade.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Estamos de quarentena e publiquei um vídeo treinando aqui na minha casa. Precisei voltar a pré-temporada porque as competições foram adiadas até dia 31 de abril. Estou atirando de curta distância (5 metros), extensão de iniciante ou amador, mas que usamos para aquecer. Não utilizamos essa quantidade na temporada, porém, é fase de melhorar a técnica e não focar em alvo. Estou tentando alugar um local seguro para atirar longa distância, mas ainda não foi possível. É momento de aprimorar o movimento e tempo de cuidar do corpo e da mente”, afirmou o atleta de tiro olímpico.

Recordista brasileiro, com 693 pontos, Marcus explicou sua atitude de se comunicar com seus seguidores durante o período de quarentena e revelou que já tem recebido perguntas. “É tedioso ficar em casa. Além disso, nesse mundo moderno todos os dias queremos aprender algo novo ou melhorar em algo. Acredito que será mais fácil passarmos por isso se estivermos juntos. Estou respondendo as dúvidas aos poucos porque temos alguns dias a mais de quarentena por aí”, comentou o atleta.

+ VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Com 692 pontos, o arqueiro foi vice-campeão Pan-Americano em Lima-2019 perdendo a decisão para o canadense Crispin Duenas. Em junho do ano passado, Marcus marcou 689, alcançando suas três melhores marcas pessoais. “Depois do Pan tive o Mundial Militar e fui ouro na dupla. Esse ano participei de duas seletivas em janeiro e fevereiro e na somatória estou em primeiro. Nesse momento estaria no México competindo, mas não foi possível. O planejamento é de trabalho de postura em dezembro e janeiro para de março a maio já estar atirando bastante, porém, tive que voltar aos trabalhos de pré-temporada”, contou.

O arqueiro está trabalhando focado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e quer minimizar os efeitos negativos que a falta de treinos adequados possa causar. “O objetivo é minimizar o máximo possível e, para isso, preciso fazer o que estou fazendo, que é continuar atirando e seguir fazendo preparação física. Não tem muito mais o que fazer, já que estamos em ‘tempo de guerra’, então é isso que temos para o momento”, disse.

“Sobre as Olimpíadas, ainda está tudo muito vago, com todas as classificatórias canceladas. Vamos aguardar se a competição será mesmo na data prevista. Em relação aos adversários os mais complicados são os coreanos, os americanos e os holandeses e meu foco é chegar ao pódio”, concluiu.  

+ VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TIRO COM ARCO

O sul-coreano Kim Woojin é o atual campeão olímpico e detentor dos recordes olímpico e mundial. O arqueiro asiático alcançou a marca de 700 pontos na prova de ranqueamento do tiro com arco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A marca anterior pertencia ao compatriota dele, Dong Hyun, que fez 699 em Londres-2012.

Mais em Tiro com Arco