
Impressionante desde o juvenil, a ascensão meteórica do fenômeno João Fonseca começa a se transformar em pontos preciosos, que o colocam cada vez mais presente no ranking dos melhores tenistas do mundo. Com seu primeiro título de ATP da carreira, conquistado neste domingo (16) em Buenos Aires, o brasileiro de apenas 18 anos escala em um ano quase 600 colocações no ranking mundial de tênis e alcança a posição de número 68 do mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O brasileiro entrou há menos de um mês entre os 100 melhores do mundo. Em um ano, subiu nada menos do que 580 posições, já que nesse mesmo período em 2024, João Fonseca era o 648º do ranking mundial. Em uma semana, a escalada foi de 31 posições. Os resultados recentes fazem ainda com que o carioca assuma o posto de tenista brasileiro mais bem ranqueado, ultrapassando Thiago Wild, hoje o número 75. Thiago Monteiro fecha o grupo dos top 100, em 99º lugar.
THE FUTURE IS NOW.
— Tennis TV (@TennisTV) February 16, 2025
THE FUTURE IS JOAO.
Your 2025 @ArgentinaOpen champion, Joao Fonseca!! 🇧🇷 pic.twitter.com/1kjys7DrRi
Chaveamento
O ranqueamento está entre as muitas dificuldades de um início de carreira no circuito mundial ATP, já que ele define oportunidades e chaveamentos de um tenista. No Australian Open, por exemplo, João precisou vencer três adversários para furar quali do torneio antes de estrear na chave principal. Nela, venceu na estreia Andrey Rublev, na ocasião o número 9 do ranking.

Apesar disso, ele parece gostar dos caminhos mais complicados. Na campanha do título na Argentina, João eliminou quatro tenistas da casa, incluindo três top-50. Ele estreou vencendo Etcheverry, número 44 da ATP, bateu Fede Coria, ex top-100, e passou por Mariano Navone, 47°, antes de encarar Cerundolo. Desempenho fez com que ele se tornasse o tenista com menor ranqueamento da história (99º) a vencer o torneio.
- Gui Santos anota 13 pontos em derrota dos Warriors
- Clube Português atropela Londrina e avança na Supercopa
- Seleção brasileira disputa etapa da Polônia com 14 atletas
- Mesquita bate Cerrado e vence a primeira pela LBF
- Seletiva reúne dez paratletas no CT Paralímpico em São Paulo
Fonseca passou a ser o segundo sul-americano mais novo a ganhar um ATP na Era Aberta do Tênis, atrás apenas de Guillermo Perez-Roldan, que venceu torneio de Munique em 1987, também aos 18 anos. João passa ainda a ser o 10° mais novo a ser campeão entre todos os tenistas desde 1990, atrás de nomes marcantes do esporte como Nadal, Alcaraz e Medvedev.
Let’s keep going, Joao 💪
— ATP Tour (@atptour) February 16, 2025
A message from your #ArgOpen2025 Champion 👇@ArgentinaOpen pic.twitter.com/9ijzXOgdk1
Próxima parada: Rio Open
O campeão do ATP 250 de Buenos Aires estreia no Rio Open na próxima terça-feira, diante do número 58 do mundo, Alexandre Muller, que recentemente perdeu para Felipe Meligeni Alves na estreia do Challenger de Rosário
*Atualizado às 10h05 de 17/2/2025
