Na madrugada desta quinta-feira (9), na Austrália, João Fonseca venceu o argentino Thiago Tirante, por 2 a 0, furando o quali do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Contra o cabeça de chave número 12, João coroou campanha sem perder sets para fechar a partida com parciais de 6/4 e 6/1. Assim, torna-se o brasileiro mais jovem a disputar um Grand Slam na história.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Aos 18 anos, o recém campeão do Next Gen Finals participará pela primeira vez de uma chave principal de um dos quatro principais torneios do circuito. No geral, João manteve seu 100% de aproveitamento na temporada e, contando com o ano passado, chegou a 13 vitórias consecutivas.
- Brasil domina Pan-Americano Júnior com dez ouros e 16 pódios
- Flamengo vence Boca Juniors e é bicampeão da BCLA
- Evandro e Arthur semifinalistas diante de campeões olímpicos
- Etapa de Bells Beach tem reinício adiado neste sábado
- Brasileirão: São Paulo vence e é líder; Bragantino bate Flamengo
Na campanha das qualificatórias, venceu Federico Gomez, número 136 do mundo, Chak Lam Wong, número 172 e Thiago Tirante, cabeça de chave número 12 e 115º melhor ranqueado da ATP – todos por 2 a 0.
O jogo
Sem dúvida, até o fim do primeiro set, a partida era a mais equilibrada da temporada do brasileiro. Com trocas de confirmação de serviços, o jogo se manteve empatando após os quatro primeiros games de saque de cada um. Mesmo assim, até aquela altura do campeonato, João já havia acumulado seis breakpoints, enquanto o adversário só tinha conseguido dois pontos em saques tupiniquins.
Na reta final, João passou a sobrar. Quebrou e confirmou seu serviço de zero, fechando a parcial em 6 a 4, com 41 minutos de duração.
No set que fechou campanha de Fonseca no quali, domínio absoluto da jovem promessa. Foram três quebras em quatro serviços argentinos, além da precisão já conhecida nos saques. Dessa vez, Tirante até ameaçou a quebrar, mas no game que mais ficou próximo sofreu quatro aces que minaram as chances dele se recuperar na partida. Parcial de 6 a 1, em 35 minutos, para fechar o jogo.