O Brasil teve uma sexta-feira (11) positiva no tênis mundial. O país teve representantes no Challenger 125 de Sevilha e no Challenger 100 de Tulln, na Áustria, e conseguiu uma classificação para as semifinais no torneio austríaco. João Lucas Reis venceu o austríaco Lukas Neumayer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4, para ficar entre os quatro melhores. Já Gustavo Heide foi superado pelo suíço Mika Brunold por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, nas quartas de final.
O adversário do brasileiro nas semifinais ainda não foi definido, mas sairá do confronto entre o tcheco Zdenek Kolar e o argentino Alex Barrena. É a segunda vez que Reis disputará uma semifinal nesta temporada, depois do vice-campeonato no challenger de Tallahassee, em abril.
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Brasil na semifinal na Áustria com João Lucas Reis
João Lucas Reis foi cirúrgico contra o adversário da casa, o austríaco Lukas Neumayer. O brasileiro marcou sete aces na partida, contra apenas um do adversário. João conquistou 31 dos 37 pontos disputados com o primeiro saque, aproveitamento de 84%.
O brasileiro ainda venceu 44 dos 57 pontos de serviço disputados, com 77% de aproveitamento. O primeiro set foi equilibrado, com empate em 6/6. No tie-break, os tenistas mantiveram o equilíbrio, mas o pernambucano levou a melhor por 7 a 4 para fechar a parcial.
O segundo set começou com o austríaco na frente, chegando a abrir 3 a 1. João Lucas, porém, reagiu e venceu quatro games seguidos, deixando o placar em 5 a 3. Lukas ainda ganhou mais um game, mas o pernambucano fechou a parcial em 6/4, garantindo a vitória.
Queda de brasileiro na Áustria
Gustavo Heide era o cabeça de chave número 2 do torneio, mas se despediu nas quartas de final. A derrota foi para o suíço Mika Brunold, atleta que veio do qualifying, após 1h21 de confronto.
Apesar de ter vencido apenas dois games no primeiro set, Heide desperdiçou algumas chances para equilibrar a partida. O brasileiro teve cinco break-points, mas não conseguiu convertê-los.
O paulista foi quebrado logo em seguida e viu o suíço abrir 3/0. Heide teve chance para devolver a quebra no quinto game, mas novamente não conseguiu. Brunold manteve a vantagem e fechou a parcial.
Na segunda parcial, a história começou de maneira parecida, com Heide desperdiçando um break-point no primeiro game e sofrendo a quebra no segundo. O rival suíço voltou a quebrar o serviço do brasileiro no sexto game e, na sequência, sacou para fechar a partida.
Com a vitória, Brunold, atual número 410 do mundo, avançou às semifinais. Heide é o número dois do Brasil e ocupa a 128ª posição no ranking mundial. Com o resultado, o brasileiro sobe para a 123ª colocação, melhor posição de sua carreira.
Mais sobre tênis
Derrota nas duplas em Sevilha
O Brasil também caiu nas quartas de final das duplas do Challenger 125 de Sevilha. O uruguaio Ariel Behar e o brasileiro Fernando Romboli foram superados pelo colombiano Nicolas Barrientos e pelo argentino Mariano Kestelboim por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-3), 3/6 e 10/7.
A dupla de Romboli era cabeça de chave número 2 do torneio. Com a derrota, o brasileiro deixou o top 100 e caiu para a 102ª posição, perdendo 11 lugares no ranking.
Romboli e Behar conseguiram uma quebra logo no primeiro game e administraram a vantagem até a reta final, quando sacavam para fechar o set em 5/4. No entanto, perderam três set-points e sofreram a quebra de volta.
Já no segundo set, o brasileiro e o uruguaio buscaram o empate com uma quebra de serviço, forçando o match tie-break. No desempate final, porém, Barrientos e Kestelboim novamente foram superiores e garantiram a vaga na final.



