João Fonseca segue distribuindo seu cartão de visitas. Jogando em Buenos Aires, na Argentina, o prodígio brasileiro bateu o dono da casa Francisco Cerundolo, número 28 do ranking, por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 7/5(1) e se tornou campeão do ATP 250 da cidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Conquistando o título mais importante de sua carreira até aqui, João se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer um torneio ATP. Ele ainda deve ultrapassar Thiago Wild e se tornar o número 1 do tênis brasileiro na próxima atualização do ranking mundial.
Caminho até a final foi a cereja do bolo, deixando os argentinos Etcheverry (número 44 da ATP), Fede Coria (ex top-100) e Mariano Navone (número 47) pelo caminho, além de bater o sérvio Laslo Djere na semifinal.
Campanha brasileira em Buenos Aires ainda teve Rafael Matos e Marcelo melo com o vice nas duplas, ao perder a final para Guido Andreozzi e Theo Arribage, por 2 a 1.
A partida
Final começou eletrizante. Cerundolo começou sacando e João abriu 40-0. O argentino salvou dois dos três breakpoints mas foi quebrado no terceiro. Sacando para confirmar a vantagem, João também foi quebrado, no primeiro breakpoint cedido ao dono da casa.
Depois de mais dois serviços confirmados para cada lado, João voltou a quebrar, tendo dois breakpoints e aproveitando p segundo. Na sequência, em mais um game equilibrado, com direito a 40 iguais, João confirmou e abriu vantagem. Sacando para fechar a parcial, João não desperdiçou, abrindo 1 a 0 em 47 minutos.
- Osasco vence Minas e força 3º jogo da semifinal da Superliga
- Centro de Treinamento Olímpico de Escalada pega fogo
- Paulistano x Bauru Basket – Playoffs do NBB: onde assistir
- Quatro atletas alcançam índice para o Mundial nos 400m livre
- Cruzeiro vence Praia Clube sai na frente na semifinal
Segundo set quase começou da mesma maneira que o primeiro, mas o brasileiro não aproveitou seu breakpoint, deixando Cerundolo fazer 1 a 0. Com dominância nos saques de ambos os lados, primeira quebra veio apenas no quinto game, quando João pulou a frente do placar. Para confirmar a vantagem e jogar com uma quebra acima também na segunda parcial, João saiu de um 0-30 e teve breakpoint contra, mas salvou e fez 4 a 2.
Os tenistas seguiram confirmando seus serviços até João sacar para o título, em 5 a 4, e ser quebrado. Curioso foi que no 30-30 quique do saibro tirou a bola da raquete do brasileiro, dando breakpoint de graça para o argentino, que não desperdiçou.
Para aliviar parcialmente o momento argentino na parcial, João devolveu na sequência, com direito a quique parecido com que sofreu no game anterior. Serviço ainda contou com paralisação por parte da arbitragem, já que princípio de confusão na arquibancada atrapalhou andamento do ponto. Em mais um capítulo da grande final, Cerundolo quebrou novamente e set foi para o tiebreak.
No tiebreak, apesar de toda catimba da torcida argentina, João voltou a controlar a partida e fechou a parcial e o jogo em 7 a 1, em set de 1h02.