Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad sofre, salva match point e vai às oitavas em Roland Garros

Bia Haddad vence russa e é a primeira brasileira a chegar nas oitavas de final de Roland Garros após 44 anos

Bia Haddad vibra com vitória em Roland Garros
(Foto: WTA)

Bia Haddad Maia está nas oitavas de final de Roland Garros! Em um jogo recheado de emoções, ela superou a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 7/5), em 2h49min, neste sábado (03). A brasileira começou mal, se recuperou, caiu de rendimento e precisou salvar um match point, mas cresceu no fim e levou a vitória. Ela quebra um jejum de 44 anos sem uma brasileira nas oitavas de um Grand Slam.

Número 14 do mundo, Bia não teve um bom início e chegou a ter 5/1, mas devolveu duas quebras em sequência e entrou no jogo. No entanto, a russa foi melhor no fim da primeira parcial e fechou em 7/5. No segundo set, a brasileira foi bem e, ainda que oscilante, ganhou por 6/4. Já no set decisivo, ela abriu 4/1, com duas quebras de vantagem, mas viu a adversária virar e até ter um match point em 5/4. Bia salvou, quebrou a adversária na sequência e fechou em 7/5.

Bia Haddad sacando em vitória contra Alexandrova em Roland Garros Grand Slam
(Foto: Jimmie 48/WTA)

Dessa forma, Bia Haddad se garantiu nas oitavas de final de Roland Garros. É a primeira vez que ela chega nesta fase em um Grand Slam. Antes do torneio francês, aliás, Bia jamais havia ultrapassado a segunda rodada de um Major. Na próxima rodada, ela enfrentará a espanhol Sara Torribes Tormo (132º). A cazaque Elena Rybakina, número 4 do mundo, que poderia ser sua adversária, desistiu da competição após adoecer.

Além de uma grande marca pessoal, a campanha de Bia Haddad representa a quebra de um jejum para o Brasil. É a primeira vez desde 1979 que o país consegue garantir uma tenista nas oitavas de final de um Grand Slam. A última vez também ocorreu em Rolan Garros, com Patrícia Medrado – parou nas oitavas, na ocasião. Vale destacar que, naquela época, as chaves eram compostas por 64 tenistas, diferente das 128 de atualmente.

Como foi o jogo

Bia e Alexandrova protagonizaram uma montanha-russa de emoções em Roland Garros. A brasileira começou mal, com muitos erros, e a russa aproveitou-se para abrir vantagem no primeiro set. Ela conseguiu duas quebras e abriu 5/1. Bia cresceu a partir do sétimo game, devolveu os dois breaks e chegou a empatar o duelo em 5/5, mas a adversária se recuperou no fim e venceu por 7/5.

Bia Haddad Grand Slam de Roland Garros
(Foto: Jimmie48/WTA)

Para o segundo set, as duas tenistas trocaram quebras nos games iniciais. Bia saltou a frente no quinto game, quando conseguiu um novo break e abriu 3/2. A russa até empatou o duelo em 4/4, mas a paulista de 27 anos foi firme na devolução do nono game, voltou a quebrar e fechou a parcial em 6/4, forçando o terceiro set.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mantendo o bom ritmo da parcial anterior, Bia conseguiu um break logo de cara e ficou a frente do placar. Ela sustentou a vantagem e teve um novo break no quinto game, abrindo 4/1. O que se encaminhava para uma vitória tranquila, no entanto, se complicou. Quase que num repeteco inverso do primeiro set, a brasileira Alexandrova venceu quatro games seguidos e passou a frente em 5/4.

Bia sacou pressionada e chegou a ter match point contra, mas teve sangue frio para salvar e virar o game. Foi o suficiente para ela voltar de vez para o jogo. A brasileira quebrou o saque da russa na sequência e confirmou o serviço em seguida, vencendo por 7/5 e se garantindo nas oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis