Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad supera fantasma da 2ª rodada e avança em Roland Garros

Bia Haddad bate jovem russa em Roland Garros e chega à terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez

Bia Haddad Maia com raquete e bolinha em Roland Garros
Bia Haddad completou 27 anos na última terça-feira (Foto: Jimmie48/WTA)

Fantasma superado! A brasileira Beatriz Haddad Maia derrotou a russa Diana Schnaider por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 6/4), nesta quinta-feira (1º), e se garantiu na terceira rodada de Roland Garros. É a primeira vez que ela vence duas partidas em um Grand Slam, após sucessivas eliminações em segunda rodada. Agora, Bia enfrentará a russa Ekaterina Alexandrova ou a alemã Anna-Lena Friedsam na fase seguinte.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Atualmente na 14ª colocação do ranking mundial, Bia precisou de três sets para derrotar a jovem Schnaider, russa de 19 anos que é a número 108 do mundo. A brasileira fez um começo de jogo avassalador e dominou o primeiro set, ganhando por 6/2, mas caiu na segunda parcial e passou a cometer muitos erros.

Bia até teve uma quebra acima em duas oportunidades no segundo set, mas não sustentou a vantagem e tomou a virada. Ela começou a errar, enquanto Schnaider cresceu. A russa levou a vitória por 7/5. Por fim, na terceira parcial, Bia cresceu na hora certa. Após ter um break a favor e contra, ela emplacou uma quebra no nono game e sacou para vencer em seguida, fechando em 6/4.

Bia Haddad em movimento de ataque no Grand Slam de Roland Garros
Bia Haddad em ação em Roland Garros (Foto: Jimmie 48/WTA)

Bia já havia arrasado a alemã Tatjana Maria na estreia, perdendo apenas um game em toda a partida. Com a nova vitória, ela avançou para a terceira rodada de Roland Garros, se garantindo entre as 32 melhores tenistas do torneio. Sua próxima adversária será a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) ou a alemã Anna-Lena Friedsam (91ª), que se enfrentam nesta quinta-feira.

Melhor campanha da carreira

Esta já é a melhor participação de Bia Haddad em um Grand Slam e, consequentemente, em Roland Garros. A paulista de 27 anos participa de um Major pela 12ª vez na carreira e, até então, só havia atingido a segunda rodada de um torneio do tipo, campanha que repetiu em seis oportunidades: Australian Open (2018, 2019 e 2022), US Open (2022), Wimbledon (2017 e 2019) e Roland Garros (2022).

Com a campanha na atual edição, a brasileira está ganhando 60 pontos no ranking mundial, mas, apesar disso, está perdendo uma posição na atualização momentânea da classificação. Em caso de ida à semifinal, ela ganhará mais 60 pontos e poderá atingir a 13ª colocação. O melhor ranking de sua vida é o 12º lugar, de fevereiro deste ano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis