Siga o OTD

Tênis

Rafael Matos leva em Marrocos a terceira taça em quatro meses

Brasileiro e o espanhol David Vega bateram italiano e polonês na final de duplas do ATP de Marrakech e ficaram com título perdendo apenas um set em toda a competição

Rafael Matos tênis ATP de Marrakech campeão
(Grand Prix Hassan II)

O brasileiro Rafael Matos foi campeão da chave de duplas do ATP de Marrakech, no Marrocos, torneio nível 250 do circuito mundial. Ele e o espanhol David Vega venceram na final, neste sábado (9), o italiano Andrea Vavassori e o polonês Jan Zielinski por 2 a 0 com parciais de 6/1 e 7/5. A campanha da dupla campeã teve quatro vitórias e apenas um set perdido, em um tie-break ainda na primeira rodada. É o terceiro título de ATP do brasileiro nas duplas desde o final do ano passado.

+ Matheus Pucinelli se garante na final de duplas no Challenger do México

O primeiro set foi um passeio de Rafael Matos e David Vega. Eles começaram confirmando o saque, tomaram o empate no segundo game e depois venceram cinco seguidos para fazer 1 a 0. Tiveram sete break points a favor, inclusive com dois deles sendo set points. No segundo, Andrea Vavassori e Jan Zielinski chegaram para a final. Eles precisaram salvar três breaks logo no primeiro serviço que tiveram, mas no quinto game foi a vez deles terem um e aproveitarem. Matos e Vega devolveram no décimo e impuseram outro no 12º, este último garantindo a taça do ATP de Marrakech.

“Começamos muito bem o jogo, aproveitamos que eles estavam um pouco abaixo, abrimos vantagem. Entramos concentrados e eles pareciam um pouco tensos, aproveitamos. No início do segundo, tivemos para quebrar, não quebramos. Foi um game chave, eles deram uma melhorada, o jogo ficou parelho, tomamos uma quebra no 2/3 por bobeira nossa. Ficamos mais tensos, demos uma abaixada, mas voltamos rápido, um ou dois games depois com energia de novo e jogamos muito bem o game deles sacando em 5 a 4, dali crescemos e fechamos bem a partida”, descreveu o campeão.

Semana boa e leve

“Muito feliz com a semana, acho que um diferencial foi que desde o início eu e meu parceiro David viemos fazendo umas brincadeiras, umas tiradinhas que foram chaves para tirar a semana leve, mentalizando desde o início. Fez bastante diferença no dia após dia, onde viemos crescendo a cada jogo. Saímos perdendo no torneio, com 6/2 abaixo, nós jogando mal, rivais vindo de título, mas foi chave, pois demos a volta, sacamos melhor no segundo set e no super tie-break também. A partir dali, jogamos bem, na semi super bem e hoje nos sobressaímos”, celebrou Rafael Matos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segunda do ano

Em dezembro do ano passado, no último torneio que disputou em 2021, Rafael Matos foi campeão de duplas do Challenger do Rio de Janeiro jogando ao lado do compatriota Orlando Luz. Ele vinha de dois vices seguidos, em Florianópolis e em São Paulo, perdendo ambas as finais para os colombianos Nicolas Barrientos e Alejandro Gomes. Na capital catarinense o brasileiro jogou com o uruguaio Martin Cuevas e, na paulista, com o Felipe Meligeni. Em fevereiro de 2022, novamente com Felipe Meligeni, ele venceu o ATP de Santiago, também nível 250.

Top 60

Pelo troféu no ATP de Marrakech, Rafael Matos soma 250 pontos no ranking mundial e entrará pela primeira vez no grupo dos 60 melhores do mundo: “Muito feliz, mais uma barreira quebrada. Agora é seguir como eu venho, passo a passo, trabalhando e dia-a-dia, semana a semana”, finalizou o atleta de 26 anos. A seguir, ele disputa duas semanas de torneios challenger na Europa, o primeiro em Madri e o segundo em Praga ou Split, depois o ATP 250 de Estoril ou Munique, mais dois challengers e o ATP 250 de Lyon ou Genebra. No fim de maio, joga o Grand Slam de Roland Garros. A maioria dos torneios ao lado do espanhol David Vega.

Mais em Tênis