Siga o OTD

Tênis

Laura Pigossi derrota colombiana e vai à final em Bogotá

Laura Pigossi derrota colombiana cabeça de chave número 1 e chega na final do WTA de Bogotá

Laura Pigossi é finalista do WTA de Bogotá
Laura Pigossi vibra após passar pela cabeça de chave número 1 (Foto: Copa Colsanitas)

Laura Pigossi está na final do WTA de Bogotá! Mesmo com torcida contra, a brasileira derrotou a colombiana Maria Camila Osorio, cabeça de chave número 1 e atual campeã do torneio, por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6[2]), neste sábado (9). Com a campanha, que já é a melhor de sua carreira em torneios do circuito, a medalhista olímpica dará um salto na próxima atualização do ranking mundial, ficando próxima do top-100.

+ Martine e Kahena são vice-campeãs do Troféu Princesa Sofía

Mesmo com a grande diferença de rankings entre as atletas – enquanto Camila Osorio entrou no torneio como a 33ª colocada da WTA, Laura Pigossi chegou a Bogotá com a 212ª colocação -, o duelo foi bem parelho. Osorio teve uma lesão na perna esquerda ainda na primeira parcial e jogou toda a partida com dores, empurrada pela torcida colombiana.

O jogo foi um verdadeiro festival de quebras. Para se ter uma ideia, houve mais quebras do que confirmações de serviço (13 quebras contra 12 confirmações). Ao fim, Pigossi levou a melhor e se garantiu na primeira final de WTA de sua vida.

Vinda do quali, a brasileira agora aguarda o confronto entre a alemã Tatjana Maria (237ª) e a russa Kamilla Rakhimova (111ª), que acontecerá ainda neste sábado, para saber quem será sua adversária. A final do WTA de Bogotá está programada para acontecer neste domingo (10).

Laura Pigossi é finalista do WTA de Bogotá
(Copa Colsanitas)

Emoção e ranking

“Ainda não consigo descrever essa emoção, mas estou feliz em seguir adiante, maneira como estou jogando, aguentando mentalmente os jogos, pois eles estão sendo difíceis. Para ser sincera fiquei nervosa no final, mas é saber lidar com essas situações e não negar elas. Simplesmente aceitar e ganhar assim mesmo”, disse a brasileira medalhista de bronze nas duplas dos Jogos Olímpicos jogando ao lado de Luisa Stefani. “Agora é conversar com meu técnico, com minha equipe e ver o que posso fazer melhor para amanhã.”

Na atualização momentânea do ranking mundial, Laura Pigossi aparece na 125ª posição. É o melhor ranking de sua vida por muito. Até então, sua melhor colocação era um 185º lugar. Caso seja campeã, a medalhista olímpica deverá ir para a 111ª colocação. “Feliz em estar em minha primeira final de WTA, meu ranking de 125 , em ficar na boca para entrar na chave principal dos Grand Slams . Estou no caminho certo. Não é apenas uma semana, mas sim o conjunto de um trabalho. Tudo vem da maneira como precisa ser, tudo ao seu tempo.”

Laura Pigossi é finalista do WTA de Bogotá
(Copa Colsanitas)

Como foi o jogo

No início do primeiro set, Laura Pigossi abriu 5 a 1 de frente, com duas quebras a frente da colombiana. No entanto, parando o jogo para atendimento médico, Osorio conseguiu devolvê-las e empatou o duelo em 5 a 5. A brasileira não se abalou e venceu os dois games seguintes para fechar a primeira parcial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O segundo set foi marcado por alternâncias entre troca de quebras e confirmações das duas atletas. O placar se manteve empatado por boa parte do duelo, até que a brasileira abriu frente com 5 a 3. Ela teve a oportunidade de fechar o jogo duas vezes (5 a 4 e 6 a 5), mas desperdiçou ambas. O set foi para o tie-break e lá Pigossi levou a melhor, vencendo por 7 a 2.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis