Siga o OTD

Tênis

João Menezes sente o joelho e vai ser substituído por Pucinelli na Copa Davis

Com dores no joelho desde Tóquio, Menezes deixou o Challenger de Como e vai voltar ao Brasil para tratar o problema

João Menezes será substituído por Matheus Pucinelli na Copa Davis
(Divulgação)

O Time Brasil para a Copa Davis sofreu uma mudança inesperada. O mineiro João Menezes sentiu uma lesão no joelho e por isso não irá viajar com a equipe para o confronto contra o Líbano, nos dias 18 e 19 de setembro. Para o seu lugar o capitão Jaime Oncins promoveu o jovem Matheus Pucinelli, que já estava incluso na delegação para participar da semana com o grupo nos treinamentos.

João Menezes jogou nesta quarta-feira (1) no Challenger de Como, na Itália, quando foi superado pelo alemão Daniel Altmaier por 2 sets a 0. Durante este jogo, o brasileiro voltou a sentir o desconforto no joelho, que o acompanha desde o fim dos Jogos Olímpicos.

+Daniel Dias fica em quarto lugar em sua prova de despedida das Paralimpíadas

“Já sofri com lesão no joelho no passado e operei três vezes. Depois dos Jogos Olímpicos, voltei a sentir dores fortes e estava jogando a base de anti-inflamatório. No jogo que fiz hoje, claramente deu para notar que eu não estava conseguindo me movimentar bem, me apoiar na perna. Como não estou em condição de jogo, a melhor maneira de ajudar a equipe é me retirando e abrindo a possibilidade para que outro atleta, melhor preparado neste momento, possa participar”, explicou.

Agora, João Menezes irá retornar, então, para o Brasil para consultar com seu médico e avaliar as melhores possibilidades de tratamento para retornar ao circuito o quanto antes. Mesmo fora do confronto contra o Líbano, seguirá na torcida. “Para mim, é sempre uma honra jogar defendendo o Brasil. Fiquei extremamente triste e chateado por não ter condição de jogo, porque essas semanas de Copa Davis são sempre muito importantes e é uma ótima oportunidade para trabalhar com o Jaime”, lamenta.

Pucinelli subiu mais de 300 posições no ranking em 2021

Por outro lado, o paulista Matheus Pucinelli, de 20 anos, já havia sido chamado pelo capitão Jaime Oncins para treinar com a equipe. Agora, ele foi promovido para o grupo principal, com chance de ser colocado em quadra para enfrentar o Líbano. 

Ele, inclusive, atravessa uma grande temporada em 2021, ano em que começou na 679ª posição do ranking da ATP. Com três títulos de nível ITF na temporada, ele subiu na classificação e atualmente é o 334º.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Fiquei muito chateado pela situação do João Menezes. Eu estava aqui no torneio com ele, fiquei sabendo do problema físico, e é uma pena não podermos contar com ele no time. Infelizmente foi desta maneira, mas entrar no time pela primeira vez é também uma grande oportunidade. Tenho certeza que será uma experiência muito boa para minha carreira e estou disposto a ajudar o time ao máximo. Agradeço muito ao Jaime pela convocação”, celebrou.

Mandante do confronto da Copa Davis, a equipe libanesa definiu o Automobile and Touring Club, em Jounieh (16 km ao norte de Beirute), como palco do embate. Além de Matheus Pucinelli, o time brasileiro será formado por Felipe Meligeni, Orlando Luz, Rafael Matos e Marcelo Demoliner.

Mais em Tênis