Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Dias fica em quarto lugar em sua prova de despedida das Paralimpíadas

Na última prova da carreira em Jogos Paralímpicos, Daniel Dias fica em quarto lugar e fecha a trajetória com 14 ouros, sete pratas e seis bronzes

Miriam Jeske/CPB

Um dos maiores atletas da história do esporte brasileiro deu adeus às piscinas na manhã desta quarta-feira. Maior medalhista brasileiro da história dos Jogos Paralímpicos, Daniel Dias ficou em quarto lugar na última prova de sua carreira, os 50 m livre S5, e se despede de Tóquio com três medalhas de bronze. O nadador de 33 anos ficou atrás dos chineses Zheng Tao, Yuan Weiyi, e Wang Lichao.

+ GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

“Hoje está muito difícil falar. Mas eu quero agradecer. A palavra de hoje é gratidão. Agradecer família, patrocinadores, torcedores, enfim. Tá difícil encontrar palavras. Acabou. O que eu queria é poder voltar no tempo, mas o que fica agora é a saudade”, declarou Daniel Dias bastante emocionado após a prova que encerrou a sua gigantesca carreira.

Daniel Dias encerrou a lindíssima carreira com incríveis 27 medalhas conquistadas (ALE CABRAL/CPB)

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Daniel Dias conquistou a medalha de bronze nos 100 m e 200 m livre S5, além do revezamento 4x50m livre 20 pontos. Os três terceiros lugares se somam aos 24 pódios conquistados pela maior estrela da natação brasileira nas três edições de Jogos Paralímpicos anteriores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em Pequim-2008, Daniel Dias ganhou quatro ouros, quatro pratas e um bronze. Quatro anos depois, em Londres, o brasileiro faturou o título de seis provas. Na Rio-2016, ele foi campeão quatro vezes, ficou com três vice-campeonatos e teve mais dois terceiros lugares.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Ao final de 13 anos de participações paralímpicas, Daniel Dias somou 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. Ele é disparado o atleta mais vencedor do Brasil.

Nascido com má-formação congênita dos membros superiores e na perna direita, Daniel Dias descobriu o paradesporto ao assistir pela TV o nadador Clodoaldo Silva em uma das provas dos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. Quatro anos depois, ele estava em Pequim ao lado de seu inspirador e colecionando medalhas para o Brasil.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia