Siga o OTD

Tênis

Seis brasileiros vencem na estreia do Challenger de São Paulo

Thiago Monteiro, João Menezes, Thomaz Bellucci, Orlando Luz, Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli disputam as oitavas de final nesta quarta-feira (25)

O saldo foi positivo para os tenistas brasileiros nesta terça-feira (24). Seis dos nove jogadores que disputaram a primeira rodada da chave principal do Challenger de São Paulo se garantiram na fase de oitavas de final. Thiago Monteiro, João Menezes, Thomaz Bellucci, Orlando Luz, Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli se deram bem na abertura do torneio. Já Thiago Wild, João Lucas Reis Da Silva e João Sorgi foram eliminados
Thiago Monteiro enfrenta o francês Maxime Janvier nas oitavas de final (Marcello Zambrana/DGW)

O saldo foi positivo para os tenistas brasileiros nesta terça-feira (24). Seis dos nove jogadores que disputaram a primeira rodada da chave principal do Challenger de São Paulo se garantiram na fase de oitavas de final. Thiago Monteiro, João Menezes, Thomaz Bellucci, Orlando Luz, Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli se deram bem na abertura do torneio. Já Thiago Wild, João Lucas Reis Da Silva e João Sorgi foram eliminados.

+ Sakamoto derrota compatriota e avança no Challenger de SP

Thiago Monteiro, 84º do mundo no ranking da ATP, é o principal favorito ao título do Challenger de São Paulo. Cabeça de chave 1, o cearense bateu o português Gastão Elias, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. “Foi uma excelente estreia, me adaptei bem às condições, gosto de jogar aqui em São Paulo. O clube recebeu a gente muito bem, o torneio está muito bem organizado. Me senti bem desde o início do jogo”, disse o tenista.

+ Luisa Stefani dá clínica para crianças em São Paulo

“Na verdade tive um break no início, comecei um pouco mais nervoso, mas depois fui me soltando, voltei um break em seguida, fui me impondo cada vez mais e jogando de uma forma bem contundente para ter uma vitória sólida. Estou feliz pela vitória, esse é meu último torneio da temporada e estou 100% focado aqui”, analisou Thiago Monteiro, que enfrenta o francês Maxime Janvier, 211º, nas oitavas de final.

O evento está sendo disputado no Clube Hípico Santo Amaro e continuará nesta quarta-feira (25), a partir das 10h. O Challenger de São Paulo é aberto ao público, com entrada gratuita, mas com acesso restrito a 200 pessoas devido à pandemia do coronavírus e para seguir os protocolos de segurança da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e do Governo do Estado.

Brasileiros contra os estrangeiros

Thomas Bellucci encara o português Frederico Ferreira Silva no Challenger de São Paulo (Marcello Zambrana/DGW)

Thomaz Bellucci também começou de forma positiva a sua participação no Challenger de São Paulo. O tenista paulista superou o russo Teymuraz Gabashvili, em sets diretos, séries de 6/2 e 6/0. “Foi uma boa estreia e mais rápido do que esperava. Joguei contra ele nos Estados Unidos duas semanas atrás e tinha sido difícil, bem diferente de hoje. Ele estava errando bastante, porém eu estava firme no jogo, sólido, e consegui dificultar bastante para ele”, disse.

+ Mateus Alves supera rodada dupla e conquista ITF na Grécia

“É sempre bom jogar em casa e com público. Desde o começo do ano que a gente não jogava com público aqui no Brasil, então foi bem legal”, concluiu o tenista. Na próxima etapa, Thomas Bellucci encara o português Frederico Ferreira Silva. Outros dois paulistas também venceram estrangeiros. Matheus Pucinelli ganhou do japonês Kaichi Uchida, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 5/7 e 6/3, e Felipe Meligeni venceu Benjamin Lock, do Zimbabwe: 2 a 0 (6/4 e 6/1).

Duelos entre brasileiros

Orlando Luz bateu Thiago Wild no duelo entre brasileiros (Marcello Zambrana/DGW)
Orlando Luz bateu Thiago Wild no duelo entre brasileiros (Marcello Zambrana/DGW)

Orlando Luz, 315º do mundo, abriu a rodada com um confronto entre brasileiros contra Thiago Wild, cabeça de chave 2 do Challenger de São Paulo e 115º no ranking da ATP. Com dificuldade, o tenista gaúcho derrotou o paranaense, por 2 a 1, sets de 7/5, 1/6 e 6/3. “A chave para vitória foi a consistência. Joguei muito bem do começo ao fim. Saio feliz com a vitória, agora é se preparar para o próximo jogo, já focado “, afirmou Orlando Luz.

+ Soares e Pavic despedem-se como a melhor dupla do mundo

Na próxima rodada, Orlando Luz fará novo embate entre brasileiros. Desta vez, o tenista gaúcho encara o jovem paulista Matheus Pucinelli. “Ele foi um bom juvenil, joga bem, está vindo de três bons jogos nesse torneio. Vou 100% para cima dele e fazer o meu melhor”, concluiu. Por fim, o mineiro João Menezes, cabeça de chave 7 e 658º, passou com tranquilidade pelo paulista João Pedro Sorgi e aplicou um duplo 6/1.

João Menezes ganhou de João Sorgi no jogo entre brasileiros pelo Challenger de São Paulo (Marcello Zambrana/DGW)
João Menezes ganhou de João Sorgi no jogo entre brasileiros pelo Challenger de São Paulo (Marcello Zambrana/DGW)

Programação do Challenger de São Paulo nesta quarta:

Quadra central

  • [3] Mohamed Safwat (EGI) x Felipe Meligeni (BRA) – 10h
  • [1] Thiago Monteiro (BRA) x Maxime Janvier (FRA) – Não antes das 11h30

Quadra 1

  • Pedro Sakamoto (BRA) x [8] Juan Pablo Ficovich (ARG) – 10h
  • Roberto Quiroz (ECU) x [5] Dmitry Popko (KAZ) – Não antes das 11h30
Felipe Meligeni abre a rodada desta quarta-feira (25) na quadra central (Marcello Zambrana/DGW)
Felipe Meligeni abre a rodada desta quarta-feira (25) na quadra central (Marcello Zambrana/DGW)

Resultados desta terça-feira:

  • [1] Thiago Monteiro (BRA) 2 x 0 [WC] Gastão Elias (POR) – 6/3 e 6/2
  • Orlando Luz (BRA) 2 x 1 [2] Thiago Seyboth Wild (BRA) – 7/5, 1/6 e 6/3
  • [Q] Camilo Carabelli (ARG) 2 x 1 [4] Emilio Gomez (EQU) – 5/7, 6/3 e 6/0
  • [6] Frederico Ferreira Silva (POR) 2 x 1 Aziz Dougaz (TUN) – 4/6, 7/6 (5) e 6/1
  • [7] João Menezes (BRA) 2 x 0 [WC] João Sorgi (BRA) – 6/1 e 6/1
  • Felipe Meligeni Alves (BRA) 2 x 0 [LL] Benjamin Lock (ZIM) – 6/4 e 6/1
  • Thomaz Bellucci (BRA) 2 x 0 Teimuraz Gabashvili (RUS) – 6/2 e 6/0
  • Christian Lindell (SUE) 2 x 1 [Q] João Lucas Reis Da Silva (BRA) – 6/2, 4/6 e 6/3
  • Chun-hsin Tseng (TPE) 2 x 1 Sebastian Baez (ARG) – 6/3, 3/6 e 6/4
  • [Q] Matheus Pucinelli (BRA) 2 x 1 Kaichi Uchida (JPN) – 6/2, 5/7 e 6/3
Matheus Pucinelli venceu o japonês Kaichi Uchida (Marcello Zambrana/DGW)

Brasileiras em ação no ITF de Las Palmas

No ITF de Las Palmas, na Espanha, três tenistas brasileiras jogaram e apenas uma delas conquistou a vitória. A primeira a entrar em quadra foi Rebeca Pereira, que perdeu para a eslovaca Sofia Milatova na terceira rodada do qualificatório. Ela foi superada pela europeia por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4. Em seguida, Gabriela Cé foi derrotada pela holandesa Suzan Lamens, na primeira rodada da chave principal, em sets diretos, séries de 6/4 e 6/1.  

+ Felipe Meligeni é campeão de duplas no Challenger de Guayaquil

A única brasileira que triunfou no ITF de Las Palmas foi Laura Pigossi. A tenista paulista ganhou da chilena Barbara Gatica, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4. Na segunda rodada, a atleta encara no torneio espanhol a vencedora entre Lucia Cortez Llorca, da Espanha, e Katharina Gerlach. Para concluir, o confronto do brasileiro Gabriel Roveri contra o alemão Benedikt Henning pela terceira rodada do qualificatório do ITF de Monastir, na Tunísia, foi adiado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Un día más, la jornada, a ojos de la 📸

Publicado por Open Gran Canaria, nosolotenis em Terça-feira, 24 de novembro de 2020

Mais em Tênis