Siga o OTD

Tênis

Bia vai à final em Portugal; Menezes e Matos são campeões

Bia busca segundo título da temporada, enquanto Menezes e Matos levam o troféu na Romênia. Stefani perde em Roma, mas sobe no ranking e muito mais. Confira

Bia Haddad
Bia Haddad vai em busca do segundo título da temporada (Divulgação/FilipeBrasFilms)

O sábado (19) foi recheado de brasileiros no tênis ao redor do mundo. No Challenger de Iasi, na Romênia, João Menezes e Rafael Matos foram os campeões da chave de duplas, enquanto Bia Haddad avançou para a final no ITF W15 de Santarém, em Portugal. Luisa Stefani, no entanto, acabou eliminada na semifinal do Premier de Roma, na Itália, mas vai atingir sua melhor marca no ranking.

Começando pelo título da dupla brasileira, João Menezes e Rafael Matos venceram o filipino Treat Huey e o norte-americano Nathaniel Lammons com facilidade, por duplo 6/2, em apenas 58 minutos de partida.

Com o resultado, Matos conquista seu terceiro título Challenger da carreira, aos 24 anos. Já Menezes fatura seu primeiro troféu deste porte nas duplas, tendo um de simples, no Uzbequistão, no ano passado.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O título rende 100 pontos na ATP. Assim, Matos, que é o atual 145º colocado no ranking de duplas, deve superar a melhor marca da carreira, alcançando o 141º lugar. Já Menezes é apenas o 501º colocado, já que ele prioriza o ranking de simples.

Na semana que vem, Rafael Matos joga outro Challenger na Romênia, desta vez, em Sibiu, ao lado Orlando Luz. Já João Menezes disputa o qualifying de Roland Garros, em busca da primeira participação na chave principal de um Grand Slam.

João Menezes - Rafael Matos - Bia Haddad
João Menezes conquistou primeiro título de duplas em Challenger (Instagram/joaomenezes12)

Bia Haddad na final e brasileiras nos ITFs

Quem segura Bia Haddad? A brasileira voltou com tudo ao circuito depois de 13 meses afastada, conquistou o título no ITF de Montemor, foi vice em Figueira da Foz e agora disputa mais uma final, desta vez, em Santarém (POR).

A paulista encarou quase uma rodada dupla neste sábado, já que sua partida de quartas de final havia sido interrompida pela chuva na sexta-feira. Assim, Bia voltou à quadra e com um pneu furado, venceu a lituana Justina Mikulskyte por 6/2, 3/6 e 6/1.

A semifinal também atrasou por causa da chuva, mas foi realizada ainda neste sábado. E com tranquilidade, Bia Haddad venceu a francesa Oceane Babel em sets diretos, por 6/0 e 6/2. E na briga pelo título, ela vai encarar a polonesa vinda do quali, Martyna Kubka, algoz de Ingrid Martins, que perdeu nas quartas.

Ainda em Santarém, Rebeca Pereira acabou eliminada na semifinal de duplas, ao lado da parceira Barbara Gatica. Elas eram as cabeças de chave número um e perderam para a portuguesa Fransica Jorge e a espanhola Olga Azcoitia por 2 sets a 1.

Ali perto, na Espanha, no ITF W15 de Melilla, a cabeça de chave número um, Laura Pigossi, acabou derrotada na semifinal pela cabeça de chave 3, a espanhola Yvone Cavalle-Reimers, por 2/6, 6/4 e 6/0.

Grande campanha de Luisa Stefani

Luisa Stefani - Bia Haddad
Luisa Stefani vai se aproximar do top 30 das duplas (Instagram/luisastefani)

Luisa Stefani segue voando no circuito de duplas. Ao lado da americana Hayler Carter, a brasileira disputou sua primeira semifinal de Premier. E foi logo diante de uma pedreira. Elas encararam a melhor dupla do mundo, formada por Su-Wei Hsieh, de Taipei, e a tcheca Barbora Strycova. E apesar do favoritismo das adversárias, Stefani e Carter deram trabalho.

Elas chegaram a estar com 5 a 0 contra no primeiro set e conseguiram empatar a parcial, mas perderam na sequência por 7/5. E o segundo set foi novamente equilibrado, mas o favoritismo e a experiência falaram mais alto e as adversárias fecharam em 6/4.

O resultado, no entanto, é bastante positivo para Luisa Stefani, que deve ganhar posições no ranking, se aproximando do top 30 e atingindo sua melhor colocação na carreira até aqui.

Monteiro avança; Demoliner abandona

US Open - Thiago Monteiro - Thiago Wild
Thiago Monteiro fica a um jogo da chave principal na Itália (Instagram/thiagomonteiro94)

O sábado ainda contou com mais três brasileiros em quadra. No qualifying do ATP 500 de Hamburgo, Marcelo Demoliner e Matwe Middelkoop venceram a primeira rodada do quali contra Marvin Moelle e Milan Welte por 6/1, 2/6 e 10/7.

A dupla estava a uma vitória da vaga na chave principal de Hamburgo, mas o brasileiro anunciou desistência por motivos pessoais, sem mais detalhes.

Já no quali do Challenger de Forlí, na Itália, Thiago Monteiro estreou com vitória sobre o jovem atleta da casa, Francesco Forti, e venceu por duplo 6/3. Agora, ele encara o também italiano Raul Brancaccio por uma vaga na chave principal.

Ainda em Forlí, Oscar Gutierrez acabou derrotado pelo tunisiano Aziz Dougaz por 6/3, 5/7 e 6/2, dando adeus ao torneio ainda na estreia do quali. A chave principal do torneio ainda não foi sorteada, mas três brasileiros já têm vagas certas na chave principal. São eles: Thomaz Bellucci, Guilherme Clezar e Pedro Sakamoto.

Mais em Tênis