Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad e Thiago Wild perdem respectivas finais na Europa

Espanhola Georgina Garcia-Perez levou a melhor sobre a brasileira em ITF português, enquanto Wild caiu para o alemão Oscar Otte na França

Bia Haddad -ITF de Montemor-O-Novo
Bia Haddad fica com o vice do ITF de Figueira da Foz (Instagram/biahaddadmaia/arquivo)

Dois expoente do tênis nacional disputaram finais neste domingo (13). Contudo, Bia Haddad, em Portugal, e Thiago Wild, na França, perderam seus jogos e acabaram com o vice.

Com parciais de 6/7, 7/5 e 6/4, a espanhola Georgina Garcia-Peres derrotou a brasileira e foi campeã do evento português. Este foi o segundo encontro entre as tenistas e a segunda vez que a espanhola leva a melhor. A primeira tinha sido em 2019, no ITF de Burnie, na Austrália.

Já pelo Challenger de Aix-en-Provence, o alemão Oscar Otte acabou prevalecendo e levou a melhor na partida que definiu o campeão na França, com parciais de 6/2, 6/7 (4-7) e 6/4.

Batalha em Portugal

Uma verdadeira batalha foi travada na final de simples do ITF de Figueira da Foz, em Portugal. Bia Haddad e a espanhola Georgina Garcia-Perez lutaram por quatro horas e seis minutos, com a brasileira saindo na frente, mas tomando a virada e ficando com o vice.

“Foi uma loucura. Mais de quatro horas de jogo com as duas se entregando até o fim, foi muito disputado. O saque dela estava bem difícil de ler e devolver, e ela jogou muito bem nos momentos de pressão. Ela mereceu”, analisou a paulistana, elogiando a adversária.

Enquanto Bia Haddad entrou no torneio após um convite da organização, Georgina foi cabeça de chave número 5. A brasileira tinha vencido nove partidas seguidas antes de ser derrotada e até venceu um título, no ITF de Montemor-O-Novo, também em Portugal.

No ranking da WTA, Georgina aparece como a número 283 do mundo. Bia, mesmo com a derrota, deve aparecer entre as 700 melhores após a atualização.

1º round

Cem minutos. Ou uma hora e quarenta. Essa foi a duração do primeiro set, definido no tie-break. Georgina sacou demais e conseguiu sete aces. Bia Haddad sofreu um pouco para colocar o primeiro serviço. Mas a primeira parcial foi marcada pelas quebras, com três para cada tenista.

E o tie-break também foi longo e arrastado. A brasileira abriu 3 a 1, mas tomou a virada. Georgina ressurgiu e tomou a ponta com um 4 a 3. Daí em diante, elas foram alternando na liderança até a marca de 10 a 10.

Foi então que Bia Haddad anotou dois pontos seguidos, fez 12 a 10 e levou a primeira parcial com um 7/6 sofrido. Ufa!

Outra batalha

A história quase se repetiu na segunda parcial. Georgina seguiu sacando muito, foram mais cinco aces, mas errou muito por forçar. Só que Bia Haddad cometeu três duplas faltas, e a última delas foi decisiva.

bia haddad georgina itf figueira da foz
Espanhola Georgina Garcia-Lopes é campeã do ITF de Figueira da Foz (Instagram/huracangeorgi/arquivo)

Sacando com 5 a 5 no placar, a brasileira cometeu a dupla falta, foi quebrada na sequência e Georgina sacou para fazer 7/5. A partida já passava de três horas de duração e ainda teria todo um terceiro set pela frente.

Definição

Os cinco primeiros games do terceiro set foram vencidos pelas sacadoras. Mas Bia Haddad conseguiu uma quebra no sexto game e abriu 4 a 2 na terceira parcial. O momento era toda da brasileira.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Só que durou pouco. Georgina devolveu a quebra na sequência, confirmou seu serviço e igualou as coisas em 4 a 4. E foi aí que o saque da brasileira fraquejou.

Com um dupla falta, Bia Haddad foi novamente quebrada e não reagiu mais. Georgina fechou o jogo em 6/4 e ficou com o título de simples do ITF de Figueira da Foz.

“Estou muito contente com as últimas duas semanas, fiz 17 jogos em menos de 15 dias e isso sempre foi um desafio, não só pro meu físico, mas também vindo da pausa. Apesar de ter perdido hoje, o saldo é positivo”, finalizou Bia, contente com o desempenho nas duas semanas.

Maratona

Depois de vencer duas partidas no sábado (13), Wild entrou mais cansado que o rival alemão, que nem precisou jogar a partida semifinal, já que seu adversário desistiu da disputa.

Wild cedeu quatro break-points e acabou quebrado no seu segundo game. O brasileiro quase devolveu o break em seguida, mas Otte fechou a porta e ainda quebrou mais um serviço do adversário.

Wild também abriu a segunda parcial cedendo uma quebra. Mas, diferentemente da primeira parcial, o brasileiro conseguiu reagir logo em seguida. Os dois tenistas trocaram games e o set foi para a definição no tie-break.

Otte sofreu um mini-break e não conseguiu reagir mais. Wild levou a parcial e forçou o terceiro set. Só que o jovem tenista brasileiro já estava morto em quadra.

O alemão, mais inteiro, teve várias chances e conseguiu quebrar Wild, que não teve chance alguma. Otte manteve o saque intacto e sacou firme para ser campeão do Challenger de Aix-en-Provence.

Mais em Tênis