Siga o OTD

Taekwondo

Brasil fatura 11 ouros e 36 medalhas no Rio Open de taekwondo

Dominante, Brasil conquista 11 ouros, oito pratas e 17 bronzes no Rio Open de taekwondo

Edival Marques, o Netinho, no Rio Open de Taekwondo
Edival Marques na final da categoria até 74kg (Foto: Divulgação/CBTkd)

O Brasil faturou 35 medalhas no Rio Open de taekwondo, sendo 11 de ouro, oito de prata e 17 de bronze. O evento de nível G2 (20 pontos no ranking mundial), foi disputado na Arena Carioca 1, neste domingo (17), e contou com a participação de mais de 200 atletas de 15 países. Os destaques brasileiros foram os olímpicos Edival Marques, o Netinho, Milena Titoneli e Ícaro Miguel, que conquistaram o título em suas respectivas categorias.

+ Brasil bate Cuba por 4 a 0 e fatura título por equipes do Pan de judô

Edival competiu na categoria até 74kg, que teve um pódio 100% brasileiro. Tendo apenas 11 inscritos, sendo apenas cinco estrangeiros, Edival venceu três lutas para ficar com o ouro. Vinicius Assis levou a prata, enquanto Lucas Freitas e Nickollas Ribeiro ficaram com os bronzes.

Eleita a melhor atleta do torneio, Milena Titoneli por pouco também não participou de uma domínio total do Brasil na categoria até 67kg, que também teve 11 inscritas e apenas duas estrangeiras. Ela venceu Paloma Lima na final, enquanto Gabriela dos Santos levou bronze. A francesa Yasmine Abouchdak foi a “intrusa” no pódio.

“Muito bom voltar a competir no Brasil, sentir a energia do público presente e ainda conquistar mais um título. Venho de uma competição em Porto Rico que também fui campeã. Essa sequência dá confiança”, disse Milena Titoneli, quinta colocada em Tóquio-2020, após a competição.

Ícaro Miguel, por sua vez, teve uma categoria mais diversificada. Pela 87kg masculina, em que ele é o líder do ranking mundial, Ícaro derrotou atletas de três nacionalidades diferentes para ficar com o ouro, incluindo o mexicano Juan Esquivel na final. O brasileiro Fernando Manresa levou o bronze nesta disputa, junto ao estadunidense Michael Rodriguez.

Ícaro Miguel em sua luta final no Rio Open de taekwondo
Ícaro Miguel, vice-campeão mundial e líder do ranking (Foto: Divulgação/CBTKd)

Nomes conhecidos no Rio Open

Outro nome conhecido de Olimpíadas que competiu neste final de semana é Maicon Siqueira, medalhista na Rio-2016. Ele, porém, não conseguiu impor seu favoritismo e foi derrotado logo em sua estreia da categoria acima de 87kg, pelo compatriota Patrik Pereira, que ficou com o bronze mais tarde, ao lado de Pedro Arthur Alves.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sandy Macedo, campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, levou o ouro na categoria até 63kg, batendo a estadunidense Dillon Faith na final. Medalhistas no Pan de Lima-2019, Talisca Reis e Paulo Melo também competiram no Rio Open G2 e faturaram bronzes nas categorias até 53kg e até 58kg, respectivamente. Vice-campeã mundial em 2019, Caroline Santos também foi bronze na até 62kg.

Desempenho geral

Fazendo um apanhado geral, apenas quatro das 18 categorias do Rio Open G2 não contou com a presença de brasileiros na final: até 80kg e acima de 87kg entre os homens e até 62kg e acima de 73kg com as mulheres. Houve um pódio 100% brasileiro em três categorias: 74kg masculina, 46kg feminina e 73kg feminina. Nesta última, porém, apenas brasileiras competiram.

“Os nossos atletas tiveram um desempenho formidável no Rio Open. A competição foi importantíssima tanto para a pontuação no ranking, como para a preparação da nossa seleção para o Campeonato Pan-Americano”, avaliou o diretor técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), Henrique Precioso.

Brasileiros pousam para foto com suas medalhas no Rio Open (Foto: Divulgação/CBTKD)
Brasileiros pousam para foto com suas medalhas no Rio Open (Foto: Divulgação/CBTKD)

Além dos seniores, o Rio Open G2 também foi palco das disputas cadete e júnior no sábado (16), com o Brasil indo ao pódio 41 vezes. Antes, na sexta-feira (15), houve o Pan-Americano de parataekwondo, em que o Brasil faturou 14 medalhas, sendo duas de ouro.

Os próximos compromissos da seleção brasileira de taekwondo serão os Jogos Sul-Americanos de Rosário, no fim de abril, e o Campeonato Pan-Americano, que será em maio, em Punta Cana, na República Dominicana.

Confira todas as medalhas do Brasil no Rio Open de taekwondo:

Ouros: 11

Leonardo Teixeira – 54kg
Gabriel Ramos – 63kg
Gabriel Santos – 68kg
Edival Marques, o Netinho – 74kg
Ícaro Miguel – 87kg
Dangela Guimarães – 46kg
Nivea Barros – 49kg
Sandy Macedo – 57kg
Milena Titoneli – 67kg
Raphaella Galacho – 73kg
Thaisa da Silva – 73kg

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pratas: 8

Giovanni Aubin – 54kg
Eduardo Baretta – 58kg
William Da – 63kg
Vinicius Assis – 74kg
Kamilla Dias – 46kg
Camila Bezerra – 49kg
Larissa Rossi – 53kg
Thaisa da Silva – 73kg

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bronzes: 17

Flavio Marques – 54kg
Paulo Melo – 58kg
Lucas Freitas- 74kg
Nickollas Ribeiro – 74kg
Henrique Marques – 80kg
Fernando Manresa – 87kg
Patrik Pereira – +87kg
Pedro Arthur Alves – +87kg
Gabriela Baldini – 46kg
Alice Oliveira – 46kg
Talisca Reis – 53kg
Giovanna Schardosin – 57kg
Caroline Santos – 62kg
Gabriela dos Santos – 67kg
Isnara Danúbia – 73kg
Mikaela Oliveira – 73kg
Gabriele Siqueira – +73kg

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo