Siga o OTD

Judô

Brasil vence Cuba e leva ouro por equipes do Pan de judô

Com sobras, Brasil bate Cuba por 4 a 0 e leva o título da disputa por equipes mistas do Pan-Americano de judô

Brasil é campeão por equipes mistas do Pan de judô
Brasil é tricampeão pan-americano por equipes de judô (Foto: Divulgação/CBJ)

O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano e da Oceania de judô, em Lima, no Peru, com mais um título. Neste domingo de Páscoa (17), o país faturou o ouro na disputa por equipes mistas com direito a um “chocolate” sobre Cuba na grande final, vencendo por 4 a 0. Contando as provas individuais, o Brasil termina a competição com oito ouros, cinco pratas e três bronzes.

+ Guilherme Toldo é top-8 na Copa do Mundo de florete em Belgrado

A campanha até o título

Principal favorito ao título do torneio por equipes, o Brasil estreou nas quartas de final e precisou vencer apenas três confrontos para levar o título. Na estreia, a equipe bateu a Austrália por 4 a 1. Em seguida, passou pela República Dominicana por 4 a 0 e repetiu o placar contra Cuba na decisão.

Com 19 judocas convocados para a competição, o Brasil “rodou” todo o plantel disponível durante a disputa por equipes e escalou diferentes atletas em cada uma das fases. Nas quartas, contra a Austrália, Jéssica Lima (57kg), Willian Lima (73kg) e Guilherme Schimidt (90kg) e Mayra Aguiar (+70kg) venceram suas lutas, enquanto Luana Carvalho (70kg) foi a única a ser derrotada.

Já pelas semifinais, contra a República Dominicana, Willian Lima (73kg), Maria Portela (70kg), Marcelo Gomes (90kg) e Beatriz Souza (+70kg) foram os responsáveis pelas vitórias brasileiras. Enquanto os homens ganharam após forçarem punições aos adversários, as mulheres conseguiram imobilizações.

Na final, um verdadeiro clássico pan-americano, recheado de expectativas. No entanto, o Brasil foi superior e não sofreu grandes sustos para faturar mais um ouro. Maria Portela (70kg) venceu a primeira luta sobre Yusmari Reys por imobilização; em seguida Marcelo Gomes (90kg) bateu Yasel Diaz por waza-ari; Bia Souza (+70kg) voltou a vencer por imobilização, agora contra Naomis Elizarde; e Juscelino Gomes Jr. (+90kg) fechou com triunfo sobre Andy Grande pelas punições.

Retrospecto no Pan

Este é o terceiro título pan-americano por equipes consecutivo do Brasil, sempre batendo Cuba na final. Vale lembrar que esta disputa estreou no programa olímpico em Tóquio-2020 e já foi confirmada para Paris-2024. Em Tóquio, o Brasil foi sétimo colocado, perdendo na repescagem para Israel.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Encerrado o Campeonato Pan-Americano e da Oceania de judô, o Brasil se garantiu na liderança isolada do quadro de medalhas. Amanda Lima (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Jéssica Lima (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Eric Takabatake (66kg) e Guilherme Schimidt (81kg) faturaram ouros, enquanto Luana Carvalho (70kg), Vinicius Panini (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg) foram vice. Rafaela Silva (57kg), Willian Lima (66kg) e Maria Portela (70kg) levaram bronzes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô