Siga o OTD

Surfe

Cinco brasileiros avançam ao mata-mata da etapa de Peniche

Caio Ibelli, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora foram os surfistas do Brasil que superaram suas baterias iniciais do evento

Samuel Pupo em ação na etapa de Peniche da WSL (Damien Poullenot/World Surf League)
(Damien Poullenot/World Surf League)

No primeiro dia de disputa da etapa de Peniche do Circuito Mundial da World Surf League (WSL), em Portugal, cinco brasileiros conseguiram superar as baterias do round de abertura e avançaram diretamente ao mata-mata do torneio. Entre os homens, apenas Deivid Silva e Gabriel Medina se encaminharam para a disputa da repescagem. Já Luana Silva e Tatiana Weston-Webb, representantes do Brasil no feminino, ainda não estrearam nas águas portuguesas.

Caio Ibelli, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora foram os atletas brasileiros que se classificaram nesta quarta-feira (6). Eles aguardam a definição dos seus adversários na fase de 16 avos de final. DVD e Medina, por sua vez, irão duelar entre si por duas vagas no mata-mata, juntamente com o australiano Ryan Callinan. Luana e Tati deverão iniciar suas campanhas na próxima chamada da etapa de Peniche. A primeira encara Molly Picklum e Sophie McCulloch, ambas da Austrália. Já Tatiana, enfrenta a também australiana India Robinson e a francesa Johanne Defay.

Desempenho dos brasileiros no masculino

O primeiro surfista do Brasil a entrar na água foi Deivid Silva. Competindo na segunda bateria, DVD largou na liderança com uma onda de nota 4.67. Logo depois, ele alcançou a marca de 5.17 e ampliou sua vantagem sobre os havaianos Barron Mamiya e Imaikalani deVault. No entanto, o brasileiro não conseguiu encontrar boas oportunidades no restante da disputa e viu seus adversários o ultrapassarem. Agora, Deivid terá que disputar o round de repescagem.

Na sequência, Miguel Pupo caiu no mar em busca de avançar diretamente ao mata-mata da etapa de Peniche. Com um ótimo início, ele encaminhou sua classificação com o somatório de 10.50 (6.33 + 4.17). Outro que também seguiu adiante foi o marroquino Ramzi Boukhiam, que venceu a bateria com 11.27. Mais tarde, Gabriel Medina e Samuel Pupo competiram na 10ª chave. Pupo brilhou na disputa, conseguiu uma onda de 8.33 e ficou em primeiro lugar com 15.00. Já Medina, recém campeão do ISA Games, não teve um bom desempenho e caiu para o round de repescagem.

Logo depois, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira foram os grandes destaques na sua bateria e avançaram nas primeiras colocações, atingindo os somatórios de 13.90 e 12.93. Eles bateram o havaiano Ian Gentil, que terminou com o total de 10.73. Por fim, Yago Dora passou em segundo lugar na última chave do dia, finalizando com ondas de nota 5.97 e 5.83 e ficando atrás apenas do português Frederico Morais (13.10).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe