Siga o OTD

Surfe

Etapa de Saquarema da WSL: saiba como acompanhar o 8º evento

Saiba os detalhes e como assistir ao vivo a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe com nove brasileiros em ação!

Filipe Toledo saindo da água após semifinais de El Salvador 2023
(Beatriz Ryder/World Surf League)

O Circuito Mundial de Surfe, a WSL, fará a sua oitava parada da temporada no Brasil! Os melhores surfistas do planeta disputam o título da Etapa de Saquarema do campeonato. O evento acontece na Praia de Itaúna e recebeu, em 2022, uma média de 4 mil pessoas por dia. A primeira chamada ocorrerá nesta sexta-feira (23), às 7h, com nove brasileiros em ação. O torneio terá transmissão ao vivo dos canais SporTV, assim como no site da WSL.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil recebe um evento do Circuito Mundial de surfe desde 1976. Na ocasião, inclusive, o carioca Pepê Lopes venceu o torneio, superando o estadunidense Jeff Crawford e conquistando o primeiro título de um brasileiro em uma etapa da WSL. Ao todo, o paulista Filipe Toledo é o maior vencedor do evento no país, com quatro conquistas, que ocorreram em 2015, 2018, 2019 e 2022. Assim, o surfista busca o seu quinto troféu na atual edição.

Participação brasileira

Além disso, o Brasil contará com nove surfistas competindo pelo título da Etapa de Saquarema. Isso porque, além dos sete atletas classificados após o corte do meio da temporada, Samuel Pupo e Silvana Lima disputarão o torneio como convidados por serem os melhores brasileiros ranqueados no Challenger Series.

No feminino, Silvana e Tatiana Weston-Webb serão as representantes do Brasil na competição. A cearense iniciará sua participação medindo forças com a havaiana Carissa Moore, atual líder da WSL, e a estadunidense Lakey Peterson. Do mesmo modo, Tatiana competirá contra Bettylou Sakura Johnson, do Havaí, e Caroline Marks, dos Estados Unidos.

Já entre os homens, Caio Ibelli, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, João Chumbinho, Samuel Pupo e Yago Dora são os brasileiros presentes no masculino. Filipino, segundo colocado do ranking, enfrentará o 11x campeão mundial Kelly Slater e o australiano Callum Robson. Na sequência, Samuel irá encarar o atual líder do torneio, o estadunidense Griffin Colapinto, e Liam O’Brien, da Austrália.

Mais cedo, abrindo as baterias, o paulista Caio Ibelli medirá forças contra o australiano Ethan Ewing e o indonésio Rio Waida. Depois, Gabriel Medina e Yago Dora disputam a mesma chave, ao lado do havaiano filho de brasileiros Ian Gentil. Por fim, o potiguar Ítalo Ferreira enfrentará o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Kanoa Igarashi. A primeira chamada da etapa de Saquarema ocorrerá nesta sexta-feira (23), às 7h, no horário de Brasília-DF.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe