Siga o OTD

Surfe

Quatro brasileiros vão diretamente para as oitavas em Saquarema

Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, João Chumbinho e Yago Dora foram os atletas do Brasil que venceram suas baterias nesta sexta-feira (23).

O brasileiro João Chumbinho se consagrou 4° melhor surfista do mundo (Thiago Diz/WSL)
(Thiago Diz/WSL)

No primeiro dia da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de surfe, quatro surfistas brasileiros conseguiram avançar diretamente para a fase de oitavas de final na disputa masculina. Por outro lado, Gabriel Medina, Samuel Pupo, Caio Ibelli e Jadson André irão tentar a classificação na repescagem. Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb também irá para repescagem, enquanto Silvana Lima já se despediu da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, entre os homens, João Chumbinho venceu a segunda bateria com o somatório de 14.83, superando o havaiano Seth Moniz (10.20) e o sul-africano Matthew McGillivray (8.96). Do mesmo modo, o atual campeão mundial, Filipe Toledo, derrotou o compatriota Samuel Pupo (14.50) e Callum Robson (13.83), da Austrália, com o total de 14.53. Mais tarde, Yago Dora virou a disputa com Gabriel Medina nos últimos segundos e também avançou com a somatória de 15.53. Por fim, o potiguar Ítalo Ferreira (15.00) acertou lindos aéreos para triunfar sobre o italiano Leonardo Fioravanti (11.40) e o japonês Kanoa Igarashi (9.13).

Assim, Medina e Pupo, além dos também brasileiros Caio Ibelli e Jadson André, irão buscar sua vaga nas oitavas do torneio através da repescagem. A etapa será realizada em disputas de um contra um e está marcada para acontecer neste sábado (24).

Inicialmente, o potiguar Jadson André irá encarar o estadunidense Griffin Colapinto, atual dono da lycra amarela da competição, na primeira bateria. Na sequência, Gabriel Medina e Samuel Pupo se enfrentarão pela terceira chave. Por fim, Caio competirá contra o havaiano Barron Mamiya.

Tatiana Weston-Webb vai à repescagem no feminino em Saquarema

Já no feminino, as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima competiram pela rodada de abertura e ambas foram para a fase de repescagem. Tati atingiu a somatória de 10.90 e superou a havaiana Bettylou Sakura Johnson (10.27), mas ficou atrás da estadunidense Caroline Marks (12.50). Do mesmo modo, a surfista cearense conseguiu a marca de 7.43 e perdeu para Carissa Moore (8.14), do Havaí, e Lakey Peterson (9.00), dos Estados Unidos.

Na sequência, Silvana Lima lutou até os últimos segundos, mas sofreu o revés para a atual líder do ranking mundial Carissa Moore, com o somatório de 10.00, contra 10.50 da havaiana. Por outro lado, Tatiana não disputou a sua bateria, pois o evento foi encerrado após a chave da Silvana, por conta do baixo volume de ondas. Assim, a gaúcha deve competir contra a estadunidense Caitlin Simmers neste sábado (24).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe