Siga o OTD

Paris 2024

Tatiana Weston-Webb garante vaga olímpica em Paris-2024

Federação confirma classificação olímpica de Tatiana Weston-Webb para Paris-2024

Tatiana Weston-Webb enquanto comemora vaga olímpica para Paris 2024
(Foto: Ed Sloane/WSL)

É vaga olímpica para o Brasil! A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta terça-feira (18) a lista das primeiras atletas classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e confirmou a brasileira Tatiana Weston-Webb entre elas. Assim, o Time Brasil chega à marca de 20 atletas classificados para a Olimpíada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

+ Grupos do polo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos são conhecidos
+ Bruna Takahashi faz grande jogo, mas perde na estreia do WTT Champions de Macau
+ Bia Haddad supera estreia e vai às oitavas do WTA 500 de Stuttgart
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atualmente na quinta colocação do ranking mundial, Tati Weston-Webb garantiu uma das oito vagas olímpicas disponíveis pelo Championship Tour da WSL. Como apenas 18 atletas de seis nacionalidades participam da elite feminina do surfe mundial e apenas duas surfistas por país poderiam garantir a vaga, a brasileira iniciou a temporada virtualmente classificada para a Olimpíada.

Tati Weston-Webb enquanto disputa o surfe em Paris 20224
Tati está na briga para disputar o Finals da WSL pela terceira vez (Foto: Beatriz Ryder/WSL)

Somente uma desclassificação ou a participação de uma campeã mundial, de uma nacionalidade “nova” – diferente daquelas que já participam do circuito -, como convidada em alguma etapa pós-corte, tiraria a classificação automática da brasileira. Se aproximando da metade da temporada, Tati foi confirmada com a vaga olímpica para Paris-2024.

Vaga carimbada

Natural de Porto Alegre, ela tem 26 anos e fará a sua segunda participação olímpica em Paris-2024. Tati também esteve presente na estreia do surfe em Jogos Olímpicos, em Tóquio-2020, quando caiu nas oitavas de final. Em 2024, o surfe acontecerá em Teahupo’o, no Taiti, que faz parte da Polinésia Francesa, distante quase 16 mil km de Paris.

Além da brasileira, foram confirmadas em Paris-2024 a costarriquenha Brisa Hennessy, a portuguesa Teresa Bonvalot e a francesa Johanne Defay. As outras quatro vagas pelo Circuito Mundial estão destinadas a Austrália e Estados Unidos, que terão duas atletas classificadas cada. Restando uma etapa para o corte do meio da temporada, Tatiana Weston-Webb é a única atleta não-estadunidense e não-australiana no top-10 do ranking.

Assim, com a vaga de Tatiana, o Brasil agora tem 20 atletas classificados para a Olimpíada de Paris-2024. São 18 com a seleção feminina de futebol, que conquistou vaga após ser campeã da Copa América-2022, e uma na pistola de ar 10m masculina do tiro esportivo, obtida com Philipe Chateaubrian no Campeonato das Américas do ano passado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024