Siga o OTD

Polo Aquático

Grupos do polo aquático no Mundial de Fukuoka são sorteados

Brasil foi sorteado no grupo C nos dois naipes dos torneios de polo aquático do Mundial de Esportes Aquáticos

Rudá Franco disputará o Mundial de Esportes Aquáticos com o Brasil Comissão de Atletas da CBDA
Rudá Franco, um dos destaques do Brasil (Foto: Luiza Moraes/CBDA/Panam)

A World Aquatics sorteou nesta terça-feira (18), em Atenas, na Grécia, os grupos dos torneios de polo aquático do Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka-2023. O Brasil está presente no grupo C em ambos os naipes, enfrentando Croácia, Hungria e Japão no masculino e Grécia, Itália e África do Sul no feminino. A competição acontecerá de 14 a 30 de julho.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

+ Bruna Takahashi faz grande jogo, mas perde na estreia do WTT Champions de Macau
+ Bia Haddad supera estreia e vai às oitavas do WTA 500 de Stuttgart
+ Brasil empata com o Equador e garante vaga no Mundial sub-17
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cada naipe do polo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos Fukuoka-2023 conta com a presença de 16 seleções, que foram assim divididas em quatro grupos de quatro. As equipes jogam entre si em uma mesma chave e, ao fim de três rodadas, o primeiro colocado garante vaga direta nas quartas de final, enquanto o segundo e o terceiro vão à primeira rodada dos playoffs.

Atletas e dirigentes enquanto fazem o sorteio do polo aquático no Mundial
Sorteio dos grupos foi realizado em Atenas nesta quarta-feira (Foto: World Aquatics)

As seleções brasileiras masculina e feminina garantiram vaga no Mundial após serem vice-campeãs da Copa Pan-Americana de polo aquático, realizada no início do mês, em Bauru (SP). O Canadá ficou com o título nas duas chaves. No sorteio realizado nesta terça-feira, ambas as equipes brasileiras caíram no grupo C, enfrentando dois adversários europeus na primeira fase.

Participação brasileira

Entre os homens, o Brasil está junto a Croácia, atual campeã europeia; Hungria, dona de nove títulos olímpicos; e Japão, que joga em casa. Já no feminino, a seleção tem como adversárias a Grécia, campeã mundial em 2011; a Itália, quarta colocada no último Mundial; e, por fim, a África do Sul, que esteve presente na Olimpíada de Tóquio-2020.

Caso se confirme, esta será a 14ª participação da seleção brasileira feminina no Mundial de Esportes Aquáticos e a 11ª dos homens. O melhor resultado do Brasil no feminino foi a oitava colocação em 1991, enquanto no masculino o melhor desempenho foi a décima colocação em 2015. Na última edição, em Budapeste-2022, o time feminino ficou em 14º, enquanto o masculino foi 15º.

Apesar de ter as vagas e conhecer os adversários, a presença do Brasil no Mundial é incerta. Isto porque a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) cogita não enviar os atletas à competição, utilizando a verba “economizada” na preparação para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, que darão vaga olímpica para Paris-2024.

O Mundial de Esportes Aquáticos de 2023 acontecerá em Fukuoka, no Japão, de 14 a 30 de julho. As disputas do polo aquático, no entanto, só será realizado entre os dias 16 e 29. Haverá, ainda, a disputa de outras cinco modalidades: natação, natação em águas abertas, nado artístico, saltos ornamentais e high diving.

Grupos do polo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos Fukuoka-2023:

Feminino
A: China, França, Estados Unidos e Austrália
B: Espanha, Israel, Holanda e Cazaquistão
C: Brasil, Grécia, Itália e África do Sul
D: Canadá, Nova Zelândia, Hungria e Japão

Masculino
A: Estados Unidos, Austrália, Cazaquistão e Grécia
B: China, França, Canadá e Itália
C: Croácia, Hungria, Brasil e Japão
D: África do Sul, Sérvia, Montenegro e Espanha

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Polo Aquático