Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo dá show e assume liderança geral do Surf Ranch

Brasileiro dá show na piscina com onda e fecha o primeiro dia das disputas masculinas com larga vantagem na liderança geral

(WSL/Jackson Vankirk/arquivo)

Com um verdadeiro show de apresentação, Filipe Toledo se juntou a Yago Dora e Miguel Pupo e se tornou o terceiro brasileiro a avançarem no Surf Ranch Pro, etapa disputada nas águas da piscina de ondas pelo Circuito Mundial de surfe de 2021. Disputando a quarta e última bateria masculina do dia, o surfista deu um show e não só garantiu a sua classificação para a próxima fase, como também assumiu a liderança geral da competição com a melhor apresentação do dia. Peterson Crisanto também participou da bateria, porém não conseguiu avançar.

Disputados com o sistema de duas ondas para direita e duas ondas para esquerda e a somatória das duas melhores notas nestas tentativas, Filipe Toledo já assumiu a primeira colocação geral na primeira série, após obter a melhor nota individual no dia em sua primeira direita (8.87) e uma boa apresentação na esquerda (7.47), totalizando 16.34.

Confira os resultados das três baterias anteriores:

+ Na estreia do Surf Ranch, Miguel Pupo fica em segundo e avança

+ Deivid Silva fica pelo caminho e Kelly Slater avança em segunda bateria do Surf Ranch

+ Yago Dora voa para avançar e Mineirinho vai bem no Surf Ranch

Em sua segunda série, o surfista focou em melhorar a sua nota na onda da esquerda e obteve sucesso em sua tentativa, conseguindo um 8.93, batendo novamente a melhor marca do dia, e fechando a sua média em 17.80, superando por mais de dois pontos o segundo melhor surfista desta sexta. Além do brasileiro, a bateria classificou o português Frederico Morais, que somou 13.67.

Surf Ranch Pro Surfe
Filipe Toledo foi líder geral no primeiro dia do Surf Ranch (WSL/Jackson Vankirk)

Outro brasileiro desta quarta bateria, Peterson Crisanto acabou as suas duas séries com uma média final de 11.07, que lhe rendeu a 15ª posição final após o primeiro dia de disputas na Surf Ranch. Ao todo, a competição conta com 13 brasileiros e vai até o próximo domingo (20). Ainda nesta sexta, Tati Weston-Webb abre a disputa feminina para o Brasil.

A disputa do Surf Ranch

Diferente das etapas do Circuito Mundial disputadas em praias, a Surf Ranch acontece em um sistema diferente. Como as ondas produzidas artificialmente, todas elas são iguais. Com isso, na primeira fase da competição, cada surfista tem direito a seis ondas, três para a direita e três para a esquerda. Após isso, os atletas são qualificados de acordo com sua somatória para as fases seguintes.

 etapa do Surf Ranch acontece no Circuito Mundial de surfe desde 2018. Apesar de ser extremamente recente, a disputa de ondas artificiais na piscina de ondas é muito positiva para o Brasil. O bicampeão mundial Gabriel Medina conquistou o título das duas etapas disputadas até o momento, tendo feito a decisão com Filipe Toledo nos dois anos. Na chave feminina, Carissa Moore foi campeã em 2018 e Lakey Peterson ficou com o título em 2019. Não houve Circuito Mundial de surfe em 2020 por conta da pandemia.

Brasileiros bem na classificação para o WSL Finals

Em 2021 a WSL mudou o formato de disputa do Circuito Mundial de surfe. A partir deste ano, depois de oito etapas classificatórias, os cinco melhores de cada naipe se garantem na disputa do WSL Finals, de onde sairá o campeão da temporada.

Neste momento, o Brasil teria quatro representantes na decisão da temporada. No Masculino, Gabriel Medina lidera a temporada e é seguido por Ítalo Ferreira, que conquistou o título do circuito em 2019. Além da dupla, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Filipe Toledo aparece na quarta posição. Se as etapas de classificação terminassem hoje, Jordy Smith, da África do Sul, e Morgan Cibilic, da Austrália, estariam garantidos na disputa do título no masculino. Contudo, um resultado ruim de um dos cinco primeiros colocados na etapa do Surf Ranch pode mudar tudo

.+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na chave feminino do Surf Ranch a, neste momento, o Brasil seria representado por Tatiana Weston-Webb. Única brasileira na elite do surfe mundial, Tatiana ocupa a terceira colocação geral, Além da brasileira, a haviana Carissa Moore, e as australianas Sally Fitzgibbons e Tyler Wright também estariam na última e decisiva etapa. Como, neste momento, a francesa Johanne Defay e a australiana Stephanie Gilmore estão empatadas na quinta colocação, se o Circuito Mundial de surfe terminasse assim, as duas atletas teriam que disputar uma bateria extra eliminatória entre si para definir quem seria a quinta colocada.

Mais em Surfe