Siga o OTD

Surfe

Na estreia do Surf Ranch, Miguel Pupo fica em segundo e avança

Na primeira bateria do Surf Ranch, Miguel Pupo ficou na segunda colocação e se garantiu no round 2

Miguel Pupo - Surf Ranch
(Matty Dunbar)

Após cerca de três semanas, o Circuito Mundial de surfe de 2021 está de volta. E nesta sexta-feira (18), o Brasil fez a sua estreia, com Miguel Pupo nas águas da piscina de ondas dos Estados Unidos, na etapa do Surf Ranch, e ele terminou na segunda colocação de sua bateria e avançou para o round 2. A competição conta ainda com mais 12 brasileiros e vai até o próximo domingo (20).

Miguel Pupo não começou bem, entrando mal e desperdiçando a primeira onda, com nota de 1,33. Na sequência, na primeira onde para a esquerda, o brasileiro melhorou bastante, com mais ousadia, e conseguiu 6,60, a terceira melhor nota entre os competidores da primeira bateria.

+Assista ao vivo à Etapa do Surf Ranch do Circuito Mundial

Na terceira onda para direita, Miguel Pupo foi novamente bem, obtendo 6.23 e assumindo a segunda colocação, atrás do japonês Kanoa Igarashi. O atleta da casa, Griffin Colapinto, quase tirou a vice-liderança do brasileiro, mas não conseguiu, terminando em terceiro.

Ainda nesta sexta, mais seis brasileiros vão entrar em ação. O próximo é Deivid Silva, na bateria 2, entre 13h44 e 15h20. Na sequência, será a vez de Adriano de Souza, o Mineirinho, e Yago Dora, a partir das 16h12, na terceira bateria. Posteriormente, às 17h48, Filipe Toledo e Peterson Crisanto fecham a participação masculina neste primeiro dia do Surf Ranch. E por fim, a partir das 20h16, Tati Weston-Webb abre a disputa feminina para o Brasil.

A disputa do Surf Ranch

Diferente das etapas do Circuito Mundial disputadas em praias, a Surf Ranch acontece em um sistema diferente. Como as ondas produzidas artificialmente, todas elas são iguais. Com isso, na primeira fase da competição, cada surfista tem direito a seis ondas, três para a direita e três para a esquerda. Após isso, os atletas são qualificados de acordo com sua somatória para as fases seguintes.

A etapa do Surf Ranch acontece no Circuito Mundial de surfe desde 2018. Apesar de ser extremamente recente, a disputa de ondas artificiais na piscina de ondas é muito positiva para o Brasil. O bicampeão mundial Gabriel Medina conquistou o título das duas etapas disputadas até o momento, tendo feito a decisão com Filipe Toledo nos dois anos. Na chave feminina, Carissa Moore foi campeã em 2018 e Lakey Peterson ficou com o título em 2019. Não houve Circuito Mundial de surfe em 2020 por conta da pandemia.

Brasileiros bem na classificação para o WSL Finals

Em 2021 a WSL mudou o formato de disputa do Circuito Mundial de surfe. A partir deste ano, depois de oito etapas classificatórias, os cinco melhores de cada naipe se garantem na disputa do WSL Finals, de onde sairá o campeão da temporada.

Neste momento, o Brasil teria quatro representantes na decisão da temporada. No Masculino, Gabriel Medina lidera a temporada e é seguido por Ítalo Ferreira, que conquistou o título do circuito em 2019. Além da dupla, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Filipe Toledo aparece na quarta posição. Se as etapas de classificação terminassem hoje, Jordy Smith, da África do Sul, e Morgan Cibilic, da Austrália, estariam garantidos na disputa do título no masculino. Contudo, um resultado ruim de um dos cinco primeiros colocados na etapa do Surf Ranch pode mudar tudo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na chave feminin do Surf Ranch a, neste momento, o Brasil seria representado por Tatiana Weston-Webb. Única brasileira na elite do surfe mundial, Tatiana ocupa a terceira colocação geral, Além da brasileira, a haviana Carissa Moore, e as australianas Sally Fitzgibbons e Tyler Wright também estariam na última e decisiva etapa. Como, neste momento, a francesa Johanne Defay e a australiana Stephanie Gilmore estão empatadas na quinta colocação, se o Circuito Mundial de surfe terminasse assim, as duas atletas teriam que disputar uma bateria extra eliminatória entre si para definir quem seria a quinta colocada.

Mais em Surfe